Biografia

HC-bio-011

GENTE SIMPLES, NA BATALHA

Humberto Sérgio Costa Lima é médico, psiquiatra, professor universitário e jornalista. Nasceu em 7 de julho de 1957, filho de Enedina Costa Lima e Manoel de Barros Lima, ambos comerciantes. Por ocasião do nascimento de Humberto, o casal de pernambucanos morava em Campinas, interior de São Paulo, mas a família voltou para Recife quando Humberto tinha seis anos.

SOLIDARIEDADE COMO LIÇÃO DE VIDA

A solidariedade sempre foi um valor importante na família. Para desenvolver nos filhos a sensibilidade social, Dona Enedina e Seu Manoel matricularam, por um tempo, os três filhos simultaneamente em duas escolas: no tradicional Colégio Santa Maria e na Escola Sargento Camargo, de ensino público. Assim, desde pequenos, Humberto e os irmãos puderam conhecer outras realidades sociais. Em uma entrevista à Rádio Senado, em 2013, Humberto contou ainda que teve uma infância muito religiosa.

MEDICINA E POLÍTICA COMO CAMINHOS PARA MUDAR O MUNDO

Aos 17 anos, Humberto Costa fez vestibular e entrou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. Ao mesmo tempo que aprendia sobre pacientes, doenças e remédios, descobriu que gostava de política. No movimento estudantil, Humberto começou a militar e nunca mais parou.

A FUNDAÇÃO DA ESPERANÇA

O Partido dos Trabalhadores foi o primeiro e único partido da vida de Humberto. Desde a fundação do PT, Humberto estava lá.

DEPUTADO LEÃO DO NORTE

Humberto teve seu primeiro mandato em 1990, como o deputado estadual mais votado no Recife e Região Metropolitana, com 29.145 votos. Seu mandato ganhou destaque por ele ter criado e presidido a Comissão de Direitos Humanos. Também presidiu a Comissão de Saúde. Durante seu mandato como deputado estadual, Humberto recebeu o prêmio Leão do Norte por sua atuação na área de economia.

TRABALHO SÉRIO

Em 1994, Humberto foi reeleito deputado federal, com 84.493 votos. Por sua atuação, foi reconhecido pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar)como um dos parlamentares mais atuantes e influentes do Congresso Nacional.
Em 2000, Humberto Costa fez história ao se tornar o vereador mais votado do Recife, com o apoio de 27.815 eleitores.

NASCE O SAMU!

Em 2001, Humberto foi convidado pelo então prefeito eleito do Recife João Paulo (PT) para ser secretário municipal de saúde. Como secretário de saúde, Humberto criou programas como a Academia da Cidade, o SAMU, o Saúde Ambiental; e ampliou outros, como o Saúde da Família.

MINISTRO DA SAÚDE DE LULA

O bom trabalho à frente da Secretaria de Saúde do Recife chamou a atenção do presidente Lula, que convidou Humberto Costa a assumir o Ministério da Saúde.
Como ministro, Humberto implantou programas como o Brasil Sorridente, a Farmácia Popular e levou o SAMU para todo o Brasil – hoje o SAMU é uma referência internacional em atendimento de urgência pré-hospitalar!
Na entrevista ao lado, Humberto conta que ser Ministro da Saúde foi um desafio e tanto.

ACADEMIA DA CIDADE E CNH GRÁTIS

Em 2006, Humberto foi candidato ao Governo de Pernambuco: recebeu mais de 1 milhão de votos, mas não se elegeu. No 2º turno, apoiou a candidatura de Eduardo Campos (PSB) e ajudou a elegê-lo governador de Pernambuco.
Ao assumir o mandato, o governador convidou Humberto para assumir a recém-criada Secretaria das Cidades. Considerada uma pasta estratégica do Governo do Estado, Humberto gerenciou, entre outras ações, o Transporte Público (Grande Recife), o Trânsito (DETRAN) e a Habitação (CEHAB).
Durante sua gestão na Secretaria das Cidades (entre janeiro de 2007 e março de 2010), Humberto Costa criou programas como a CNH Popular, que fornece gratuitamente carteiras de habilitação à população de baixa renda, e o Minha Casa, que até o final de 2010 entregou cerca de 20 mil novas moradias aos pernambucanos. Além disso, o petista levou o premiado programa Academia da Cidade para todo o Estado.

PRIMEIRO SENADOR DO PT DE PERNAMBUCO

Em 2010, Humberto Costa assumiu um novo desafio: candidatar-se ao Senado Federal e se tornar o primeiro senador do PT de Pernambuco. Ele foi eleito com mais de três milhões de votos (3.059.818 votos – 38,8% dos votos válidos) e assumiu o mandato em fevereiro de 2011, já à frente da liderança do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado.

TRABALHO E DIÁLOGO

Desde então, Humberto tem sido reconhecido no Congresso por seu trabalho sério e competente: ele foi apontado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos cem parlamentares mais influentes do Brasil por três anos seguidos e recebeu ainda o Prêmio Congresso em Foco em 2012 e 2013!
No Senado, Humberto Costa já apresentou mais de 140 proposições, integra sete comissões, está em constante diálogo com os movimentos sociais e participa do grupo de representantes do parlamento brasileiro no Mercosul, além de lutar com garra na defesa dos interesses do povo de Pernambuco e do Nordeste.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment