Edital para a primeira parte do Arco Metropolitano sai em janeiro, diz Humberto

Senador e o ministro dos Transportes
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) está finalizando os detalhes para abrir a licitação do lote 2 do Arco Metropolitano do Recife. O edital deve ser publicado até o próximo dia 31 de janeiro, segundo o líder do PT no Senado, Humberto Costa, que teve reunião nessa terça-feira (16) no Ministério dos Transportes, com o ministro Paulo Sérgio Passos, para discutir o tema.
No início da semana, ocorreu uma audiência pública em Pernambuco para tratar das licenças ambientais e do teor do anteprojeto do lote 2, antes do seu lançamento. Agora, a CPRH tem até 30 dias para se manifestar sobre o licenciamento, mas o posicionamento não impede a abertura do edital das obras no fim de janeiro.
O lote 2 do Arco Metropolitano do Recife contempla obras que começam na BR-408 e seguem em direção a Alagoas. “Tive a garantia do ministro de que tudo está muito bem encaminhado para licitar o início do Arco. Será por Regime Diferenciado de Contratação, RDC, um rito mais acelerado de licitação. Até o fim do 1° semestre de 2015, já teremos o resultado de quem venceu o processo”, afirma Humberto.Lote 1 – Em razão de questões ambientais, o lote 1 do Arco Metropolitano, que originalmente passava por algumas áreas de preservação, foi obrigado a ter o traçado modificado, o que provocou atraso nas obras.
O DNIT está realizando novos estudos topográficos, mas já estima que o novo desenho do projeto vai aumentar o trecho entre 17 e 20 quilômetros. O lote 1 trata da parte do Arco que sai da divisa com a Paraíba e chega até a BR-408, onde se integra às obras do lote 2.
“As questões ambientais provocaram um impasse. Nem a construção de elevados resolveria o problema. Então, essa parte teve que ser repensada. Mas tudo está encaminhado para que o anteprojeto do lote 1 seja concluído até fevereiro”, esclareceu Humberto.
Segundo o líder do PT, os técnicos do DNIT estão em contato permanente com a CPRH e já estiveram na fábrica da Fiat, em Goiana, na Mata Norte, para acertar o melhor traçado de saída para o escoamento da produção de veículos. “As obras desse lote 2 devem começar até 2016”, estimou Humberto.