Entrega de equipamentos vira ato histórico em comunidade

  
O sítio Caiçara fica a cerca de 660 quilômetros do Recife, na Zona Rural do município de Bodocó. A comunidade, que hoje abriga cerca de 95 pessoas, vive basicamente de agricultura, no cenário árido do Sertão de Pernambuco.
E é no Sítio Caiçara que a aposentada Osemita Tavares de Lima, 79 anos, moradora mais antiga da comunidade, nasceu e vive até hoje. É onde Osemita passou alguns dos momentos mais importantes da sua história: casou, teve seus filhos e construiu sua família.
Mas, nos grandes fatos vividos em Caiçara, Osemita inscreveu mais um na semana passada: a chegada dos primeiros equipamentos agrícolas, que vão ajudar os agricultores do sítio e das comunidades vizinhas a preparar a colheita.   
“Representa mais desenvolvimento. Vai melhorar muito e facilitar o trabalho dos nossos agricultores. E eu agradeço muito por isso”, disse Osemita. Os kits, entregues pela Codevasf, são compostos de trator, carroça-arado e adubadora. Além disso, foram entregues poços artesianos e galpões para armazenamento da colheita e dos equipamentos.
Dez dos 12 filhos de Osemita seguem vivendo no Sítio Caiçara e construindo a história da comunidade junto com os seus netos e outras famílias da vizinhança. Todos compareceram à entrega dos equipamentos pela Codevaf. “Foi a primeira vez que um senador veio em nossa comunidade”, disse a aposentada, se referindo ao senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, que participou do evento.   
Para a aposentada, a ação só foi realizada por conta da sensibilidade do Governo Federal com a população mais pobre. “Muitos já prometeram muita coisa, mas só um governo como o de Lula primeiro e, agora, o de Dilma para chegar aqui, entender as nossas necessidades e trazer investimentos como estes. Queria muito que meu marido estivesse aqui para ver essa entrega. É um momento importante para a comunidade”, afirmou ela, lamentando a morte do esposo, Raimundo Ferreira Lima, no mês passado.