Humberto ressalta investimentos que garantem água ao Nordeste

Para líder do Governo, investimentos vão dinamizar produção agrícola no semiárido. Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT
Para líder do Governo, investimentos vão dinamizar produção agrícola no semiárido. Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT

Agricultores do semiárido pernambucano vão contar com novas alternativas de acesso à água para a produção agrícola. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou a segunda etapa de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para implantação de estruturas hídricas de consumo e produção em toda a região Nordeste.
Ao todo, serão construídas 3,4 mil unidades de captação e distribuição de água na região do semiárido nordestino. O investimento é da ordem de R$ 46,8 milhões. “Esta ação diz muito sobre o governo Dilma. Nós seguimos avançando nas políticas públicas que priorizam aqueles que mais precisam. É dessa forma que transformamos a vida de milhões de pessoas e trazemos novas perspectivas para a região”, disse o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE).
Além das estruturas hídricas, o programa também vai implantar, no semiárido, bancos comunitários para selecionar e preservar as sementes nativas adaptadas ao clima da região. Só na primeira etapa do programa, foram investidos R$ 84 milhões para implantar 20 mil tecnologias para produção e acesso à água.
“A gente não precisa puxar muito pela memória para lembrar o que era o semiárido antes dos governos Lula e Dilma. O que a gente via eram saques em período de seca e gente morrendo de fome e de sede. Mas esta realidade está ficando para trás com os investimentos do governo. Só com a transposição do rio São Francisco, que deve ser concluída até o início do ano que vem, vamos garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte”, destacou Humberto.