Lagoa Grande pede auxílio ao senador Humberto Costa para ensiladeiras

Humberto Costa e prefeito de Lagoa Grande maior
A prefeitura de Lagoa Grande, no sertão pernambucano, solicitou o auxílio do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), para garantir o recebimento de ensiladeiras a serem destinadas a agricultores familiares do município. O prefeito da cidade, Dhonikson Amorim, encaminhou a demanda da aquisição dos equipamentos à 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em dezembro do ano passado e conta com o apoio de Humberto para definir o pleito.
Em encontro nesta semana em Brasília com o líder do PT, o secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão de Lagoa Grande, Robson Amorim, transmitiu o pleito do prefeito do município, que alega que os rebanhos dos agricultores do município ainda não dispõem de boa infraestrutura para a manutenção e reprodução dos bovinos, ovinos e caprinos, considerados uma das principais fontes de renda e da economia local.
Em períodos de grande estiagem como o atual, os agricultores enfrentam dificuldades para a produção de silagem, que é uma das melhores estratégias para alimentar os rebanhos de forma sustentável à produção de leite, carne ou como suplemento na alimentação.
Humberto se comprometeu com o secretário Robson Amorim a fazer gestões na Codevasf para tentar resolver a questão. A prefeitura pediu que as ensiladeiras sejam disponibilizadas por meio de doações ou comodato e garantiu que a capacitação técnica para uso do material vem sendo mantida de forma contínua pela prefeitura.
Os equipamentos requeridos para 34 associações da zona rural da cidade irão auxiliar os produtores rurais com a produção de mais ração, já que as máquinas cortam em tamanho adequado o material a ser guardado nos silos. A intenção é produzir mais ração e garantir a solidez do potencial econômico da zona rural de Lagoa Grande.