Manifesto de lançamento da pré-candidatura de Maurício Rands a Prefeito do Recife

As correntes internas CNB e PTLM/Recife vêm a público lançar a pré-candidatura do deputado federal e secretário de Governo, Maurício Rands, ao cargo de Prefeito do Recife. Esta decisão foi adotada depois de um intenso processo de reflexão e diálogo com os diversos setores que integram o PT e a Frente Popular.

Temos apoiado incondicionalmente a gestão com todos os seus esforços. Seja incentivando alguns dos nossos melhores quadros políticos a integrarem o governo municipal, seja contribuindo com a governabilidade na Câmara Municipal, seja na condução política.

Acreditamos que o sucesso do PT à frente da Prefeitura do Recife nestes quase 12 anos, deve-se à defesa das bandeiras históricas do partido, como a redução das desigualdades sociais e a implementação de políticas públicas. Também foi fundamental para isso a unidade da Frente Popular, que se repete no governo federal e estadual.

Entendemos que o estilo excessivamente centralizador e avesso às indispensáveis e permanentes negociações com as forças internas do PT, com as lideranças da Frente Popular e do legislativo municipal, terminou por consolidar um ambiente extremamente negativo, aliás, constatado pelo próprio prefeito ao reconhecer que houve um “déficit de diálogo”.

Acreditamos que Maurício Rands hoje tem melhores condições de representar o PT na disputa municipal do Recife. E nós não podemos pecar por omissão. Divergimos do modelo político conduzido pelo prefeito. Mas temos responsabilidade com a gestão. Não buscamos em nenhum momento proferir ataques pessoais e nossas divergências são políticas. Queremos um nível elevado do debate, sem sequelas e com a garantia de o partido se unificará em torno de quem for o vencedor.

Este projeto não tem dono nem representante único. É de todos nós. Norteiam-nos os valores da democracia participativa, da redução das desigualdades e da pobreza, do desenvolvimento includente, da inversão de prioridades e da ética no trato da coisa pública.

Apresentamos a alternativa Maurício Rands com os olhos voltados para o Recife do futuro. Sua trajetória de militante permite-nos acreditar que ele estará à altura da tarefa de levar adiante a herança da Frente do Recife que foi iniciada com o ex-prefeito João Paulo. Líder estudantil na Faculdade de Direito combatendo o regime militar, Maurício continuou sua militância no movimento sindical que começava a romper as proibições do regime. Como dirigente da OAB e professor de Direito da UFPE desenvolveu profundos laços com a sociedade civil organizada. Como secretário de Assuntos Jurídicos do Governo João Paulo e como secretário de Governo de Eduardo Campos acumulou uma experiência administrativa que o credencia à PCR. Como deputado federal, presidente da Comissão de Justiça, membro da CPI dos Correios e líder do PT, Maurício teve papel importante na defesa e consolidação do Governo Lula que, agora capitaneado pela presidenta Dilma, concretizam nossos valores no plano federal. Nessa condição, desenvolveu uma capacidade de articulação nacional que poderá ser muito útil ao avanço do nosso projeto no Recife. Como secretário de Governo de Eduardo Campos, além de ter se familiarizado com os métodos de gestão hoje nacionalmente reconhecidos, teve a oportunidade de travar relações com organismos internacionais públicos e privados que certamente também serão de muita utilidade para nossa cidade.

Queremos continuar mudando o Recife e melhorando as condições de vida do nosso povo. Com o envolvimento de toda a Frente Popular, desejamos avançar nos cuidados com a manutenção da cidade, incrementando a infraestrutura urbana para melhorar nossa mobilidade e acesso aos equipamentos urbanos. Nosso capital humano precisa cada vez mais de escolas de qualidade e de centros de inovação tecnológica. O Recife pode e deve ser uma cidade ambientalmente sustentável e capaz de ser o centro irradiador de um novo Pernambuco que está voltando a ser locomotiva do desenvolvimento nacional.

É com esta perspectiva que pretendemos manter os avanços da atual gestão, aprofundando-os, mas também imprimir mudanças nos padrões de gestão para corrigir as insuficiências que ainda dificultam a realização plena dos nossos valores. Pensamos que a candidatura Maurício Rands terá melhores condições para viabilizar as mudanças gerenciais e políticas que se fazem necessárias. Por isto a lançamos com a ambição de construir um consenso progressivo entre as principais lideranças e militantes do PT, da Frente Popular e da sociedade civil de nossa cidade.

Recife, 30 de março de 2012.
CNB – PERNAMBUCO
PTLM/RECIFE