Ministério da Saúde anuncia a implantação de 2.000 academias da saúde. 73 em Pernambuco

Lançada em abril, a estratégia estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios, sendo 73 unidades em Pernambuco. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.
“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.
A ação do Ministério da Saúde é baseada no programa Academia das Cidades, criado pelo senador Humberto Costa em 2001, quando este foi secretário da Saúde da Prefeitura do Recife. Trata-se de espaços públicos construídos para a prática de atividade física e culturais.
LEIA MAIS:
>>> Outras notícias sobre os programas Academia das Cidades e Academia da Saúde.
Sedentarismo e obesidade – De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relaçao a escolaridade, 12% da populaçao com menos escolaridade é ativa e 20% da populaçao com 12 anos ou mai s de escolaridade é ativa, mostrando a importancia de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da populaçcoa de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.
Outro indicador preocupante se refere ao sobrepeso e à obesidade. O Vigitel 2010 mostra que 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos. “A obesidade é, em geral, consequência de alimentação inadequada e inatividade física, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo”, alerta Deborah Malta.
Confira a lista de municípios beneficiados em Pernambuco:
– Afrânio
– Agrestina
– Aliança
– Angelim
– Araripina
– Belo Jardim
– Betânia
– Bodocó
– Bom Conselho
– Brejão
– Brejo da Madre de Deus
– Buíque
– Caetés
– Calçado
– Capoeiras
– Carnaíba
– Caruaru (duas)
– Cupira
– Dormentes
– Exu
– Gameleira
– Garanhuns (duas)
– Granito
– Gravatá
– Ibimirim
– Ibirajuba
– Igarassu
– Ilha de Itamaracá
– Ingazeira
– Ipojuca
– Itaíba
– Itapetim
– Jaboatão dos Guararapes (três)
– Jatobá
– Joaquim Nabuco
– Jucati
– Jupi
– Limoeiro
– Manari
– Moreilândia
– Olinda (duas)
– Orobó
– Palmares
– Palmeirina
– Paranatama
– Parnamirim
– Paudalho
– Pedra
– Petrolina (duas)
– Poção
– Quipapá
– Quixaba
– Saloá
– Santa Cruz
– Santa Filomena
– Santa Maria do Cambucá
– São Joaquim do Monte
– São José do Egito
– Serra Talhada
– Solidão
– Tacaratu
– Taquaritinga do Norte
– Terezinha
– Timbaúba
– Vicência
– Vitória de Santo Antão
– Xexéu