Pernambuco entre os estados mais preparados para a Copa de 2014


O estado de Pernambuco, subsede da Copa de 2014, está entre os mais avançados e preparados do País na construção das obras. A avaliação foi feita em audiência pública realizada nesta terça-feira (24/5) na Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 do Senado Federal. Os empreendimentos da Arena da Copa, da Via Mangue e de todas as obras viárias que facilitarão o acesso à Cidade da Copa foram apresentados pelo secretário em exercício da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Estado, Sílvio Bompastor (esquerda da foto), e pelo secretário de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras do Recife, Amir Schvartz (direta na foto).
“Os secretários demonstram que Pernambuco está cumprindo com todas as suas obrigações e, o mais importante, no tempo correto. É um dos estados em que não temos problemas de atraso nas obras. Naturalmente que existem algumas preocupações no que diz respeito ao financiamento global da obra. Mas, no que depender do que foi feito até o presente momento e, se não houver falta de recursos, tenho certeza de que Pernambuco terá o seu estádio pronto em tempo”, ressaltou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que conversou com os dois secretários sobre as obras.

 
Humberto participou de audiência pública ao lado de Sílvio Bompastor (esquerda) e Amir Schvartz, representantes do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife
 

Para o presidente da Subcomissão, senador Blairo Maggi (PR/MT), Pernambuco e o Recife são o estado e a cidade com o cronograma das obras mais avançado entre todos os demais que participaram de audiências no Senado. A subcomissão já ouviu representantes do Mato Grosso, Bahia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Amanhã será a vez do Distrito Federal. As próximas agendas serão com o Rio de Janeiro e o Ceará.
Schvartz explicou o andamento da Via Mangue, com previsão de 30 meses para conclusão, e de outras obras viárias do Recife, como o alargamento da Avenida Maurício de Nassau, o Capibaribe Melhor e as intervenções no Viaduto Capitão Temudo. “A Via Mangue cria alternativa de mobilidade para a Zona Sul do Recife. Importante uma vez que 70% dos negócios e serviços do Recife estão em Boa Viagem”, apresentou o secretário. A preocupação é que os investimentos não sejam voltados somente para a Copa, mas que sejam algo permanente para os recifenses e os pernambucanos.
“O cronograma está sendo cumprido. A arena deve ficar pronta em dezembro de 2012”, estima Sílvio Bompastor. Segundo ele, o local deverá ser inaugurado com um jogo dos clubes Náutico e Sport em janeiro de 2013. “As obras de infraestrutura viária dependem da rapidez das licitações e contratações. Se tudo ocorrer ainda este ano, as obras estarão prontas para 2014”, ressaltou Bompastor. Ele informou que todos os editais das obras de infraestrutura urbana no estado devem ser lançados até dezembro deste ano e todos os empreendimentos contratados nesse período. Com isso, o cronograma poderá ser cumprido integralmente.
“A maior contribuição que o Senado Federal pode dar é aprovar um método mais simplificado para realização das licitações das obras, além de garantir os recursos financeiros para as obras de infraestrutura e principalmente fiscalizá-las. O governo também assume papel de acompanhar passo a passo esse processo”, enfatizou o senador Humberto Costa.
Fotos: (1) Vitor Guerson e (2) Anamaria Rossi.