Academia da Saúde é um grande aliado no combate ao diabetes e à hipertensão

Na chegada ela já fura o dedo e afere a pressão. Se estiver tudo bem, começa os exercícios. Hipertensa desde os 33 anos e diabética há quatro anos, Maria da Conceição da Silva é – há dois anos – assídua frequentadora da Academia da Saúde do Centro José Ermírio de Moraes, no Recife (PE). No Centro, que é referência no combate ao diabetes e à hipertensão, ela recebe os medicamentos gratuitos, tem o acompanhamento de nutricionista e faz exercícios três vezes por semana.
“Antes eu só fazia caminhadas de 20 minutos de vez em quando, não tinha regularidade. Agora na academia eu estou sempre me exercitando”, afirma Conceição, hoje com 57 anos. Ela diz ter reduzido pela metade os remédios para hipertensão devido à prática constante de atividade física. Por estarem associadas à má alimentação, ao sedentarismo e a obesidade, é fundamental combater o diabetes e a pressão alta com uma reeducação alimentar aliada aos exercícios.
“Depois que descobri o diabetes tive que mudar minha alimentação. A nutricionista nos ensina a reeducação alimentar. E na academia eles ficam atrás da gente por conta da alimentação. É preciso levar anotado tudo o que comemos. Isso para ter um controle”, conta Conceição. Segundo ela, a Academia da Saúde ainda ajuda a “cuidar da mente”. “Combate até a depressão. A gente faz amigos, todo mundo brinca, conversa. Quando alguém falta, procuramos saber o que ocorreu. A turma colabora muito para elevar o astral e a gente volta pra casa ainda mais forte e animada para a batalha do dia a dia”, relata Conceição.
O educador físico Ricardo Menezes, coordenador das Academias da Saúde do Recife, explica que essa estratégia de aliar a alimentação com as atividades é ideal para combater diabetes e hipertensão e tem mostrado excelentes resultados, como a redução das taxas e da necessidade de tomar medicamentos. “Tanto a hipertensão quanto o diabetes também vêm pela boca, com a alimentação, e esse trabalho de reeducação alimentar que a nutricionista faz é fundamental”, explica Ricardo.
Academia da Saúde: O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Saúde Não Tem Preço – Com o programa Saúde Não Tem Preço, do Ministério da Saúde, a população brasileira que sofre com hipertensão ou diabetes conta com acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento destas doenças. Desde o início da ação, em 2011, aumentou em cinco vezes o acesso gratuito a medicamentos para hipertensão e diabetes.
A média mensal de pessoas atendidas passou de 1,2 milhão em janeiro de 2011 para 5,5 milhões em setembro de 2013. A rede de farmácias particulares cadastradas ao programa é de 23.768, além das 564 unidades próprias do governo. Atualmente, o benefício chega a 3.773 municípios. Em 2011, apenas 578 municípios estavam cobertos com medicamentos gratuitos.
Fonte: Blog da Saúde.