Brasil está pronto para superar uma nova crise econômica mundial

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse nesta quarta-feira (23/11) que o Brasil está pronto para atravessar a crise econômica mundial. Segundo ele, o governo acerta ao adotar medidas anticíclicas, como a intensificação dos investimentos da segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em 2012 e a continuidade das ações do Plano Brasil Maior, objeto de medida provisória aprovada nesta semana pelo Senado (MP 541/2011).
Humberto Costa também destacou a aprovação, na Câmara dos Deputados, da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que pode permitir a livre destinação pelo governo de R$ 62 bilhões. Agora, a matéria será analisada no Senado, onde tramita como a PEC 114/2011. “Um terço desses recursos, algo em torno de R$ 20 bilhões, irá para programas prioritários, como a construção de moradias, a erradicação da pobreza e também para obras de infraestrutura”, informou.
O senador alertou para sinais preocupantes que podem levar ao agravamento da crise mundial. Ele classificou o atual clima na Europa como “desolador”, principalmente devido à frustração da população, submetida a altos índices de desemprego.
Em relação aos Estados Unidos, Humberto Costa apontou a falta de diálogo entre governo e oposição, que não conseguem definir um plano para diminuir a dívida pública do país.
“O agravamento da crise econômica no mundo é real. Estamos quase revivendo o que aconteceu em 2008, com a contração da economia e a escassez de crédito”, observou o senador, ressaltando que, apesar disso, o Brasil dispõe de instrumentos para “manter a economia no rumo”.
Fonte: Agência Senado.
Foto: André Corrêa / Liderança do PT no Senado.