Brasil vai investir R$ 2,7 milhões em turismo de eventos

om o objetivo de consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) abriu edital no valor de R$ 2,7 milhões para que órgãos públicos e associações sem fins lucrativos realizem ações de promoção na área de turismo de negócios e eventos. Segundo dados da Embratur, este segmento corresponde a 25,6% do motivo da vinda de estrangeiros para o País.
Dentre os principais objetivos do programa, está o fomento do turismo de negócios e eventos, além de preparar o País para os megaeventos esportivos. As ações de captação ou de promoção deverão ocorrer no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014. Até o momento foram apresentadas 27 propostas, vindas de vários estados, que totalizaram R$ 6,4 milhões.
“O Comitê Técnico da Embratur está analisando as propostas que poderão receber recurso financeiro para a execução de ações de apoio à captação e promoção de eventos internacionais, como congressos, convenções, oficinas, fóruns, seminários, simpósios, assembleias e eventos esportivos. A previsão é que o resultado saia no dia 20 de agosto”, explicou Katia Bitencourt, chefe de gabinete da presidência da Embratur.
De acordo com Kátia, o edital deve incrementar os resultados do programa, realizado no mesmo formato, em 2012. “O Brasil teve o 5º maior crescimento na captação de eventos internacionais no ano passado, na comparação com 2011. É o que aponta levantamento pela ICCA [International Congress & Convention Association], mostrando que o Brasil subiu de 304 para 360 eventos internacionais no ano passado”, disse.
Para ações de captação, o valor disponível é de R$ 1,2 milhão. Já para ações de promoção, o valor será de R$ 1,5 milhão, totalizando os R$ 2,7 milhões.
Turismo de Negócios
O turismo de negócios e eventos engloba atividades que envolvem viagens, serviços de hospedagem, lazer e alimentação relacionados aos setores comercial ou industrial, para fechar contratos, convênios, vender e comprar bens e serviços. O turismo de negócios e eventos é importante para atrair e fidelizar clientes, aumentando a demanda pelos serviços.
Segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), em 2008 o Brasil foi o sétimo País do mundo que mais organizou eventos internacionais.
O maior evento internacional que ocorreu no Brasil nos últimos dois anos, a Rio +20, recebeu cerca de 100 chefes de Estado e de Governo e 110 mil pessoas. A cidade obteve um rendimento extra de R$ 274 milhões em hospedagem, transporte e alimentação. Agora, o Brasil concorre para sediar a Expo 2020, terceiro maior evento do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
Fonte: PT no Senado