"Cabeças" do Congresso: PT lidera lista

O Partido dos Trabalhadores lidera o número de parlamentares que integram a pesquisa “Cabeças” do Congresso – lista dos 100 mais influentes feita anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Enquanto o PT tem 26 nomes, o PMDB aparece em segundo lugar em número de parlamentares com 16.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. O senador Humberto Costa (PT) integra a lista (veja aqui).
Dos partidos da base de apoio ao Governo Dilma na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o PT apresentou a melhor performance também entre os estreantes na elite do Congresso Nacional. Dois deputados da legenda passaram para o seleto grupo dos parlamentares mais influentes. O PSB e o PSD estão empatados, com um parlamentar cada, entre os novos “Cabeças” do Congresso Nacional.
O levantamento também revela que a presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

Fonte: PT no Senado