Café e conversa do líder do PT com jornalistas


Acostumado a receber jornalistas para entrevistas no badalado Cafezinho do Senado, onde os senadores fazem uma pausa entre um item e outro da Ordem do Dia, o senador Humberto Costa (PE), líder do PT, aceitou ontem convite do jornalista Romoaldo de Souza (Rádio Jornal) para saborear um de seus cafés especiais preparados na pequena copa do Comitê de Imprensa do Senado. O radialista (ao centro, com a jarra de café) é autor do blog Café & Conversa (http://cafeconversa1.blogspot.com) e mantém uma coluna diária sobre o tema na CBN Recife.

Em poucos minutos, Humberto foi cercado pelos jornalistas, querendo entender o que havia acontecido na noite anterior, quando a oposição, usando manobras regimentais, obstruiu a votação de duas importantes Medidas Provisórias numa sessão tumultuada e confusa. As MPs, que venciam na quarta-feira, acabaram perdendo a validade porque não foram votadas a tempo.

Entre um gole e outro de café, Humberto explicou aos repórteres que o que havia acontecido e, na saída do Comitê, concedeu entrevista coletiva afirmando que a oposição havia descumprido o acordo feito na véspera para garantir a votação das MPs. “Fomos derrotados pelo tempo, pelo prazo em que as medidas perderiam sua vigência”, explicou o líder do PT. “O problema foi acreditar que a oposição seria capaz de cumprir um acordo, e não foi. A partir daí nós temos que mudar nosso relacionamento aqui.”
Texto e fotos: Anamaria Rossi.