Comissão do Senado que debate financiamento da saúde será instalada nesta quinta


A Comissão Externa criada no Senado Federal para debater e propor soluções para o financiamento do sistema de saúde do Brasil será instalada nesta quinta-feira, 14 de março, às 9h30. O anúncio foi feito em plenário nesta quarta-feira, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. A comissão foi proposta pelo Senador Humberto Costa (PT/PE).
O requerimento criando a Comissão foi aprovado em plenário no dia 28 de março de 2012. Além de Humberto Costa, a Comissão contará com a participação dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Wellington Dias (PT-PI), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Paulo Davim (PV-RN), Luiz Henrique (PMDB-SC), Ciro Nogueira (PP-PI), Jayme Campos (DEM-MT) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).
“Podemos observar que, para um sistema de saúde que se propõe universal, precisamos de mais recursos financeiros, comparadamente com os demais sistemas existentes no mundo”, ressaltou Humberto, no requerimento que apresentou solicitando a criação da Comissão.
Na sua primeira reunião, os integrantes da comissão deverão definir o presidente e o relator, que ficará responsável por acolher e juntar num documento final as propostas de alternativas para o financiamento da saúde. De acordo com Humberto, o sistema de saúde no Brasil apresenta grandes desafios, que passam também pelo debate de novas fontes de recursos.
As necessidades de atendimento do SUS elevam as despesas do Sistema. Entre todos os países com serviço público universal, o Brasil é o único com mais de 100 milhões de habitantes. O envelhecimento da população brasileira também reflete numa crescente demanda por serviços de saúde, inclusive de alta tecnologia.
Humberto Costa tem se destacado no Senado como defensor da modernização do SUS. Ex-ministro da saúde, foi relator da regulamentação da emenda 29, que fixou valores mínimos para serem aplicados anualmente pelos Estados, Municípios e pela União em ações e serviços públicos de saúde. O senador é também o autor do Projeto de Lei do Senado nº 174/2011, que trata da Lei de Responsabilidade Sanitária (LRS).
Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.
Foto: André Corrêa / Liderança do PT no Senado.