Curso qualifica assistência técnica para cooperativas da agricultura familiar


Nesta segunda-feira (19), começam os cursos de apoio à formação de técnicos que atuam no Mais Gestão, programa que prevê Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para cooperativas da agricultura familiar. O curso vai orientar técnicos para gestão dos empreendimentos e encontrar soluções para problemas gerenciais e tecnológicos, qualificando a produção e os resultados do trabalho dos cooperados.
O atendimento tem duração de dois anos junto a 400 cooperativas, em 17 estados, nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os empreendimentos serão atendidos por 14 equipes com um total de cerca de 150 técnicos de entidades prestadoras de Ater, organizações sem fins lucrativos e Empresas de Assistência Técnica. O valor investido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) será de aproximadamente R$ 52,5 milhões.
“O programa Mais Gestão é uma grande inovação e vai atender um número significativo de agricultores familiares na principal dificuldade que eles têm hoje. Então vamos atacar pontos importantes para o desenvolvimento dessas cooperativas, para que elas acessem o mercado de compras institucionais, gerem renda e melhorem a situação dos seus associados”, diz o coordenador do Mais Gestão, Manuel Bonduki.
Um exemplo de mercado institucional é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), muito exigente nas grandes cidades, em relação à quantidade e qualidade dos alimentos, e que requer qualificação profissional.
“Como os empreendimentos terão garantia de assistência técnica pelos próximos dois anos, também se trata de uma grande oportunidade de focalizar as ações do ministério para essas cooperativas”, destaca Bonduki.
Hoje cerca de cem mil famílias estão em cooperativas atendidas pelo programa Mais Gestão, lançado em 2012 pelo MDA.
Como é feito o trabalho do Mais Gestão:
Os técnicos vão a campo para mobilizar e sensibilizar as cooperativas, que têm que aderir ao programa e se comprometerem a implementar o que é discutido com os técnicos. Em uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), será possível avaliar o programa e monitorar os resultados.
Para que o Mais Gestão seja realizado, o MDA tem uma ação integrada entre os Departamentos da Secretaria da Agricultura Familiar, que são o de Geração de Renda e Agregação de Valor (DEGRAV) e o de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER). A maior parte das cooperativas atendidas está nos Territórios da Cidadania. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) será um apoiador em todo o processo e aportará recursos em assistência técnica e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) apoiará a formação dos técnicos na área Contábil.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário