Depois de intervenção do Governo, inflação começa a recuar


A inflação começou a recuar em decorrência das medidas adotadas pelo Governo Federal, afirmou nesta terça-feira (24/5) a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior (foto), após participar do Fórum Interconselhos do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, realizado em Brasília (DF). De acordo com a ministra, o recuo da taxa de reajuste de preços atende às expectativas do governo. “Sim, com certeza, as medidas tomadas pelo governo federal e pelo Banco Central, entre elas o corte de R$ 50 bilhões, já estão apresentando os resultados como a gente esperava quando tomou as medidas”, disse Miriam.
Durante a abertura do Fórum, a ministra frisou que o governo está consultando a sociedade civil para a elaboração do PPA 2012-2015 com o objetivo de tornar o plano mais “instrumental e gerencial” por parte do governo e, ao mesmo tempo, permitir melhor acompanhamento pela sociedade. “Estamos fazendo ajustes nesse instrumento [PPA] para ele possa refletir de fato as prioridades que a presidenta apresentou para a sociedade. Para fazer isso, estamos fazendo uma série de alterações (…) para que ele tenha uma linguagem mais acessível; que ele saia da lógica do dinheiro, do orçamento, para o mundo dos resultados, daquilo que a gente quer alcançar; e que ele permita o efetivo acompanhamento e monitoramento. Então ele muda o foco da gestão, para a mudança da vida da sociedade”, defendeu.
A ministra disse ainda que o PPA irá tratar “com clareza” a pactuação federativa, estabelecendo o papel de cada estado e município, assim como o da União. A partir de determinação da presidenta Dilma Rousseff, o plano passa a considerar a diversidade regional e as particularidades dos diversos territórios do país, continuou a ministra. “Nossa presidenta gostaria que nós dessemos um passo além das discussões anteriores”, ressaltou.
O Fórum Interconselhos foi organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Planejamento, e reúne até esta quarta (25/5) representantes não governamentais de Conselhos e Comissões Nacionais e entidades da sociedade civil. No evento serão apresentados, entre outros, a visão de futuro, os valores e os macrodesafios que orientarão a formulação dos programas do PPA 2012-2015, o modelo do plano, o rol de programas temáticos e um esboço do monitoramento participativo no período de execução.
Fonte: Blog do Planalto.
Foto: A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participam do Fórum Interconselhos, que discute projetos e ações prioritários para inclusão no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Crédito: Elza Fiúza/ABr.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment