Dilma tem aprovação recorde: 77% dos brasileiros a apoiam


A presidenta Dilma Rouseff (PT) bateu novo recorde de aprovação, agora com 77% dos brasileiros entrevistados. O percentual é o mais alto desde que ela assumiu o cargo e superior aos alcançados pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva em igual período de seus governos. Em seu segundo ano do primeiro mandato, Lula tinha 54% de aprovação pessoal e FHC, 60%.
A aprovação é maior na região Nordeste (82%), cujo percentual cresceu 6 pontos percentuais. Também chama atenção o crescimento no percentual de aprovação na Região Sudeste. Um aumento de 69% para 75%. A aprovação é maior entre os residentes de cidades do interior (79%) e de cidades pequenas (83%).
O percentual de brasileiros que confiam na presidente Dilma subiu de 68% para 72%. Na comparação com o percentual mais elevado conseguido pela presidente, 74% em março de 2011, a aprovação em março deste ano pode ser considerada igual, ao se considerar que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
O aumento no percentual de eleitores que confiam na presidente Dilma foi proporcionalmente maior na regiões Sul (de 65% para 72%) e Nordeste (de 73% para 79%). A confiança na presidente Dilma é menor à medida que se aumenta o grau de instrução do entrevistado.
Avaliação do governo Dilma – Não houve mudança significativa na avaliação do governo Dilma pela população brasileira entre dezembro de 2011 e março de 2012. O percentual da população que considera o governo Dilma “ótimo” ou “bom” manteve-se em 56%. O percentual de “ruim” ou “péssimo” caiu de 9% para 8%, dentro da margem de erro da pesquisa.
Em termos regionais, verifica-se uma queda no percentual de “ótimo” ou “bom” na Região Sul e no conjunto das regiões Norte e Centro-oeste. A Região Nordeste reúne o maior percentual de “ótimo” ou “bom”: 62%
A avaliação do governo da Presidente Dilma é melhor entre os residentes no interior (60% da população desses municípios consideram o governo “ótimo” ou “bom”). Nas capitais esse percentual cai para 47%.
Confira os principais resultados:
• O percentual da população que considera o governo Dilma “ótimo” ou “bom” mantevese em 56% entre dezembro de 2011 e março de 2012.
• Cresce a popularidade da presidente Dilma. O percentual de brasileiros que apóiam sua maneira de governar passou de 72% para 77%
• O percentual de brasileiros que confiam na presidente Dilma subiu de 68% para 72%.
• As avaliações por área de atuação foram, de maneira geral, melhores que em dezembro de 2011. Sete das nove áreas avaliadas registraram melhora no saldo (diferença entre o percentual de “aprova” e o de “desaprova”)
• As políticas e ações referentes ao meio ambiente apresentou o maior crescimento no percentual de aprovação: de 48% para 53%
• Apenas Combate à fome e à pobreza, Meio ambiente e Combate ao desemprego apresentam percentual de aprovação maior que de desaprovação.
• As áreas com pior avaliação são Impostos, Saúde e Segurança pública, com percentual de desaprovação de 65%, 63% e 61%, respectivamente.
• As notícias mais lembradas foram sobre os programas sociais e ações voltadas para as mulheres (com 9% de citação) e as viagens da presidente Dilma (7%).
• Mais da metade da população (60%) considera que o governo Dilma está sendo igual ao do ex-presidente Lula.
Fonte: da Liderança do PT no Senado, com informações do site da CNI.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment