Em Pernambuco, Lula dispara e venceria eleição no 1º turno, mostra Vox Populi

Foto: Roberto Stuckert Filho

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do PT, tem uma ampla vantagem sobre todos os seus concorrentes e venceria a eleição com folga já no 1º turno, se dependesse somente dos votos dos pernambucanos. Os dados são da pesquisa Vox Populi, realizada no dia 22 de janeiro, em 37 municípios do estado, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-08912/2022.

Lula aparece com 41% das intenções de voto na pesquisa espontânea contra 8% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado, e 1% de Ciro Gomes (PDT). Os demais candidatos não pontuaram nesta modalidade.

Na intenção de voto estimulado, Lula dispara para 62% contra 24% de todos os demais concorrentes reunidos: Bolsonaro, 14%; Ciro, 6%; Sergio Moro (Podemos), 2%; Alessandro Vieira (Cidadania), 1%; e João Dória (PSDB), 1%. Felipe D”Avila (Novo), Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 0%.

Os votos de Lula têm distribuição equilibrada no eleitorado pernambucano no que diz respeito a sexo e idade (63%, em média). No quesito renda, o ex-presidente tem seu melhor desempenho entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (66%) e, quando o recorte é por escolaridade, as maiores faixas são de ensino fundamental (65%) e ensino superior (63%).

Quando o eleitorado é analisado por religião e crença, Lula tem 68% dos votos dos católicos, 61% dos espíritas e 50% dos evangélicos do estado, segmento em que Bolsonaro tem somente 28%. Por raça, a melhor performance do ex-presidente é entre pretos (64%) e pardos (64%), seguidos da população branca (59%).