Em Washington, Humberto debate a combinação nociva entre álcool e trânsito

Humberto:  70% dos acidentes com vítimas fatais tiveram registro de ingestão de bebida alcóolica por parte dos envolvidos nos momentos que antecederam as mortes. Foto: Assessoria de Imprensa.
Humberto: 70% dos acidentes com vítimas fatais tiveram registro de ingestão de bebida alcóolica por parte dos envolvidos nos momentos que antecederam as mortes. Foto: Assessoria de Imprensa.

No segundo dia do encontro montado pela americana Georgetown University e pelo brasileiro Centro de Liderança Pública, mais de uma dezena de congressistas do país discute, nesta sexta-feira (18), na capital dos Estados Unidos, a mistura explosiva entre bebida alcóolica e direção. Convidado ao evento, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), faz uma intervenção à tarde no painel sobre segurança viária.
Segundo dados da ONG Paz no Trânsito, uma pessoa morre a cada 10 minutos no Brasil em acidentes de trânsito. Em São Paulo, 70% dos acidentes com vítimas fatais tiveram registro de ingestão de bebida alcóolica por parte dos envolvidos nos momentos que antecederam as mortes.
“Ao longo dos últimos anos, outra preocupação vem se somando a esse quadro que já era preocupante: o uso de telefones celulares por condutores enquanto dirigem. Algumas pesquisas mostram que eles têm provocado sete vezes mais acidentes do que a própria bebida alcoólica. É um dado absolutamente alarmante”, ponderou Humberto.
Durante a manhã, o evento foi dedicado às palestras do professor Robert Rogowsky, da Georgetown University, e do especialista Tony Bliss, da organização Juntos por Estradas Seguras, que mostraram a deputados e senadores brasileiros como elaborar e avaliar políticas públicas efetivas para regular o tema.
O encontro “Consumo inteligente e responsável de bebidas alcoólicas” pretende reunir agentes públicos e privados em torno da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de reduzir em pelo menos 10% o consumo nocivo de álcool no planeta até 2025. O evento acaba na tarde deste sábado, 19.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment