Equipe do SAMU realiza parto dentro de ambulância em Lajedo/PE

Que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) trabalha para salvar vidas é um fato conhecido pela grande maioria da população brasileira. Mas em Lajedo, município localizado no Agreste de Pernambuco, os socorristas vivenciaram, no último sábado (13/7), uma situação atípica, no mínimo diferente do que estão habituados a encontrar.
Por volta do meio-dia, a central de ocorrências do serviço recebeu uma chamada para atender uma gestante com nove meses de gravidez. Ao chegar ao local, o técnico de enfermagem Carlos de Melo Costa e o condutor-socorrista Janyelsin Bezerra Ventura perceberam que a “vítima”, uma adolescente de 16 anos, já havia entrado em trabalho de parto.
A solução encontrada pelos plantonistas para preservar tanto a vida da mãe quanto a do bebê foi realizar manobras de auxílio e condução do parto. Após alguns minutos, a gestante deu a luz na própria ambulância do SAMU. Após o nascimento, mãe e recém-nascido tiveram todo o auxílio necessário. De acordo com a equipe, o bebê nasceu saudável e o parto aconteceu sem maiores complicações.
Saiba mais – O SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi criado no Recife, em 2001, quando o senador Humberto Costa era o então secretário de Saúde do primeiro governo do PT no Recife (convidado na época pelo então prefeito João Paulo). O programa tem como objetivo dar de forma ágil atendimento de urgência pré-hospitalar à população. O projeto deu tão certo que Humberto o levou para todo o País, quando assumiu Ministério da Saúde (2003). Ele implantou o programa em 275 municípios brasileiros, dando cobertura a 62,5 milhões de pessoas. Desde então, o programa tem sido ampliado de tempos e tempos.
Fonte: Blog do Magno.