Fotos: dia de devoção a Nossa Senhora da Conceição

O senador Humberto Costa aproveitou o domingo (4/12) de sol na capital pernambucana para subir mais uma vez ao Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, para agradecer a Nossa Senhora da Conceição pelo ano de 2011.

Clique no sinal de “+” no lado direito da foto para ver outras imagens ou mova para direita a pequena barra de rolagem que existe na parte de baixo da fotografia.
Filha de Deus e mãe do povo –
De 28 de novembro a 8 de dezembro, os devotos recifenses prestam homenagem a Virgem Maria. São realizadas diversas missas, novenas e a tradicional peregrinação ao Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, onde se encontra uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, vinda da França em 1904, com 5,5 metros de altura e mais de uma tonelada de peso. A festa atualmente se constitui no maior evento religioso de Pernambuco, reunindo cerca de 800 mil pessoas ao longo de nove dias. Um exemplo de fé e humildade cristã, que é o elemento necessário à sobrevivência material e espiritual do povo brasileiro.
O número de pessoas que vão ao pé da imagem de Nossa Senhora da Conceição prestar homenagens vem crescendo a cada ano. Durante os dias da festa, romeiros de vários bairros do Recife e diferentes cidades sobem as ladeiras do morro. Na última festa, em dezembro de 2010, a Polícia Militar de Pernambuco estimou a presença de cerca de 800 mil fiéis, numa tradição que completa 107 anos.
O evento já faz parte do calendário oficial do Estado. No dia 08 de dezembro, são celebradas missas a cada 2 horas a partir das 0h da madrugada, culminando com a grande procissão, no final da tarde, seguida da missa de encerramento, celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e que reúne milhares de fiéis.
Além das procissões na abertura e encerramento, a programação diária da festa apresenta cinco missas e um momento de oração do terço e Ofício da Imaculada. Após a missa do novenário, celebrada por padres de diversas paróquias, acontecem shows religiosos e apresentação de bandas populares, além de artistas de grande destaque no cenário musical pernambucano.
Ao longo dos dez dias, uma multidão de devotos de Nossa Senhora da Conceição rezam, cantam e levam recordações da festa para parentes e familiares. Por ser uma grande celebração popular, o evento envolve a mídia local, sendo objeto de matérias nos principais jornais e veículos de comunicação no estado e do país.
Fonte: com informações do site oficial da festa de Nossa Senhora da Conceição.
Fotos: Sérgio Figueirêdo.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment