Governo Federal oferece cursos de formação para professores da rede pública, avisa Humberto

Humberto: É assim que a presidenta Dilma trabalha, dando oportunidade àqueles que ajudam a construir um Brasil melhor. Foto: Divulgação
Humberto: É assim que a presidenta Dilma trabalha, dando oportunidade àqueles que ajudam a construir um Brasil melhor. Foto: Divulgação

 
O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para professores efetivos da rede pública do ensino médio e fundamental que ainda não têm formação na disciplina que lecionam. Os profissionais precisam se inscrever até o dia 05 de maio para participar do programa Rede Universidade do Professor. O MEC está oferecendo 105 mil vagas de nível superior para formação inicial e continuada com modalidades à distância e presencial.
O último censo escolar identificou que o Brasil possui cerca de 200 mil professores da rede pública de ensino sem formação na própria área de atuação. “Investir na educação é investir no futuro do País. Estamos fortalecendo e melhorando a qualidade dos profissionais que preparam nossas crianças. É assim que a presidenta Dilma trabalha, dando oportunidade àqueles que ajudam a construir um Brasil melhor”, ressaltou o líder do Governo no Senado, Humberto Costa.
As inscrições devem ser feitas pela internet até dia 05 de maio na Rede Universidade do Professor, pela Plataforma Freire, no Portal do MEC. Na modalidade à distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), são ofertados os cursos de primeira licenciatura. E, na modalidade presencial regular, a segunda licenciatura, respeitadas as vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior. Os cursos de licenciatura oferecidos são em matemática, química, física, biologia, letras-português, ciências, história e geografia. E as aulas começam a partir do segundo semestre de 2016.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) ajustou as diretrizes curriculares para agilizar a formação dos professores. Ao invés de 3,6 mil horas, que é um curso médio de formação, os profissionais poderão concluir a formação superior em 700, 900 ou em 1,8 mil horas, a depender do caso. A Rede Universidade do Professor oferece esse curso mais célere e sem custo nenhum para os profissionais.