Há muita expectativa em Washington para a visita de Dilma, diz Humberto

HC missão EUA
 
Em missão parlamentar aos Estados Unidos, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, teve uma reunião, na tarde de ontem, no poderoso Departamento de Estado americano com a secretária-adjunta para o Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson.
O encontro serviu para passar em revista a pauta política entre as duas maiores democracias do continente americano e tratar da possível visita de estado da presidenta Dilma Rousseff aos EUA no ano que vem.
“A secretária Jacobson nos disse que Washington espera, com muita expectativa, a visita de Dilma”, afirmou Humberto. No ano passado, após vir à tona a denúncia de que os americanos espionaram o governo brasileiro, a presidenta cancelou a viagem que faria aos Estados Unidos. A última vez que um presidente brasileiro realizou uma visita de Estado aos EUA foi em 1995.
“Logo após a eleição, o presidente Obama ligou para a presidenta Dilma para parabenizá-la e tratou do assunto. Agora, no encontro do G20 na Austrália, eles voltaram a falar sobre o tema numa reunião que tiveram isoladamente”, lembrou o líder do PT. “Dilma deve chegar a Washington no primeiro ano da sua nova gestão”, aposta ele.
De acordo com Humberto, Roberta Jacobson ressaltou que o simbolismo da visita será extremamente importante para os dois países. Ela realçou, também, aos congressistas brasileiros o papel de parceiro do Brasil para os Estados Unidos e disse que é grande a torcida no governo Obama para que as relações entre as duas nações voltem à normalidade.