Hoje é dia de fazer exame rápido de Aids

SAÚDE // No dia mundial de luta contra doença, campanha pretende acelerar diagnóstico e permitir que o tratamento comece mais cedo

Dez mil testes rápidos de HIV são oferecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) hoje, Dia Mundial de Luta contra a Aids. A campanha deste ano do Ministério da Saúde incentiva a realização do exame para acelerar o diagnóstico e permitir que os pacientes comecem o tratamento mais cedo. No Brasil, estima-se que 530 mil pessoas vivam com o vírus atualmente, porém 130 mil não sabem por nunca terem realizado o teste.Com o exame rápido, descobre-se o diagnóstico em meia hora. O Recife recebe a ação no Pátio do Carmo, na área central, a partir das 9h. Há testes disponíveis para 400 pessoas. A rede de referência em tratamento de HIV/aids também tem programação nesta data. O Hospital Correia Picanço, na Tamarineira, mobilizou psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros para orientar quem for à unidade, além de montar bazar beneficente.
Outros 18 municípios contam com posto da campanha. Na Região Metropolitana, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista oferecem o serviço. Goiana, Itambé, Timbaúba e Vitória de Santo Antão são os polos da Zona da Mata. Do Agreste, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe recebem os pacientes. Os moradores do Sertão encontram o teste rápido em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.
Pernambuco registra casos de aids desde 1983. Até hoje, 17.459 pessoas receberam o diagnóstico positivo para a doença no Estado. Somente este ano houve 383 casos novos e 59% deles eram homens.
PROTESTO
O laço vermelho que simboliza a luta contra a aids cobriu ontem as escadarias do prédio da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Boa Vista, onde funciona o Programa Estadual de DST/aids. Ativistas cobraram o uso de R$ 160 milhões represados em Estados e municípios para ações de combate à epidemia.
Um dos manifestantes cobriu-se de ketchup para simbolizar os 7.465 óbitos de pessoas com aids registrados em Pernambuco de 1983 a julho deste ano.
Hoje, às 8h, o Fórum Articulação Aids em Pernambuco estende faixa na Ponte Duarte Coelho, no Centro. “Queremos mostrar que, na luta contra a aids, precisamos de todo mundo”, reforçou Miriam Fialho, da coordenação do fórum.
Fonte: Jornal do Commercio.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment