Hospitais universitários receberão R$ 832 milhões para investimentos, avisa Humberto

Humberto afirma que “o montante demonstra como o Governo Federal continua se empenhando em melhorar a estrutura dos hospitais universitários em todo o Brasil. Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Estado
Humberto afirma que “o montante demonstra como o Governo Federal continua se empenhando em melhorar a estrutura dos hospitais universitários em todo o Brasil. Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Estado

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, acaba de garantir recursos da ordem de R$ 832,2 milhões para hospitais universitários de todo o Brasil. A utilização dessa verba foi autorizada pelo Comitê Gestor do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de equipamentos, medicamentos, produtos para saúde, reformas e ampliação dos hospitais. O líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), afirma que “o montante demonstra como o Governo Federal continua se empenhando em melhorar a estrutura dos hospitais universitários em todo o Brasil, qualificando ainda mais o atendimento à população”.
A liberação das verbas será realizada durante todo este ano, sempre seguindo os critérios específicos, a exemplo do porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito e a inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde, como Rede Cegonha, Rede Psicossocial e ações de humanização.
No total, serão 50 hospitais universitários beneficiados em todo o país. Em Pernambuco, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal (UFPE), no Recife, e o Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros da Universidade do Vale do São Francisco, em Petrolina, também vão receber recursos do Rehuf. O programa poderá contemplar, ainda, iniciativas de modernização das estruturas e dos parques tecnológicos das instituições.