Humberto chama prefeitos a participar do compromisso de erradicar a miséria


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), destacou nesta terça-feira (14/6), em discurso no Plenário, a abordagem estratégica do Plano Brasil Sem Miséria, lançado no início deste mês pelo Governo Federal. “Desde sua concepção, o Plano enxerga os pobre como eles devem ser enxergados. E como esta população está quase sempre a léguas de distância das redes de serviços públicos, o Plano inverteu a estratégia de abordagem: ao invés de esperar que os pobres corram atrás do Estado, o Estado é que vai buscá-los onde eles estiverem”, disse.
Humberto alertou que o desempenho do Plano depende, inclusive, da participação dos governos estaduais e prefeituras, e ressaltou que erradicar a miséria deve ser um compromisso de todos: “A parceria é a chave para o sucesso dessa empreitada”, disse ele ao fazer um apelo aos prefeitos pernambucanos: “estejam atentos a todas as formas de participar do Brasil Sem Miséria, de contribuir para sua realização e levar aos pobres as oportunidades que estão sendo criadas”.
Carro-chefe do Governo Federal, o Brasil Sem Miséria traça três grandes mapas para permitir que seus objetivos se concretizem: o Mapa da Pobreza, o Mapa de Oportunidades e o Mapa de Carências de Oferta de Serviços Públicos. “Estes mapas serão fundamentais para orientar a implementação dos três eixos do Plano: garantia de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva”, observou.

Ouça discurso do senador sobre o tema
 
[audio:http://www.senadorhumberto.com.br-content/uploads/2011/06/AUDIO2.mp3|titles=Humberto Costa faz análise sobre o Plano Brasil Sem Miséria]

Para Humberto Costa, acabar com a miséria é talvez um dos maiores desafios que se pode assumir num País como o Brasil, marcado pela desigualdade social e cultural. “Para encarar tamanho desafio, o Brasil Sem Miséria traça um roteiro igualmente desafiador, com objetivos mais amplos e estratégias inovadoras de abordagem do problema”, completou o senador.
Clique aqui e confira a íntegra do discurso de Humberto Costa.
Fonte: Liderança do PT no Senado.
Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado.