Senador Humberto Costa cobra liberação de recursos para Parque do Jiquiá


A maior parte dos recursos federais para o Parque do Jiquiá deverá ser liberada até 2013, garantiu o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, após audiência com o senador Humberto Costa (PE) e o prefeito do Recife, João da Costa, realizada na semana passada. A perspectiva é conseguir a liberação de R$ 18,7 milhões, dividido em duas parcelas.
O senador e o prefeito foram cobrar agilidade na liberação dos recursos. O secretário executivo do Ministério, Luiz Antonio Elias, explicou os trâmites para a liberação da verba, oriunda de uma emenda de bancada no valor de R$ 25 milhões. Elias disse ainda que o Parque deverá ser contemplado pelos fundos setoriais de ciência e tecnologia. Além do Parque, foi discutida a liberação de recursos para a restauração da torre de atracação do Zepelin, o Museu de Ciências, o Planetário, o plano de sustentabilidade e dos projetos museológicos e museográficos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Esse é um parque temático que terá finalidades educacionais, de desenvolvimento de pesquisa e de preservação histórica. Trata-se de um projeto relevante para todos os recifenses”, defendeu o senador Humberto Costa.
Durante a audiência, o prefeito João da Costa aproveitou para apresentar um estudo sobre os potenciais tecnológicos do Recife. O senador Humberto também pediu providências na liberação de recursos para o projeto Cidade Digital, em Pesqueira; a instalação da unidade produtiva de metareciclagem, no Recife; e a implantação de um centro vocacional tecnológico, em Cumaru.
O deputado federal Pedro Eugênio e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, também participaram da audiência.
Fonte: do Blog de Humberto,
com texto e fotos de Ines Andrade.