Humberto Costa comemora redução dos casos de filariose no Recife

A drástica redução do número de recifenses com filariose foi comemorada pelo senador pernambucano Humberto Costa, líder do PT e do Bloco de Apoio ao governo, em pronunciamento no Plenário do Senado nesta terça-feira (13/12). Humberto elogiou as iniciativas tomadas nas gestões do PT no Recife, primeiramente com o ex-prefeito e hoje deputado federal João Paulo e depois seguidas pelo atual prefeito João da Costa. “Talvez muitos brasileiros de outras regiões do país nunca viram de perto alguém com filariose, doença conhecida popularmente como elefantíase. Mas trata-se de um mal que acometia muitos recifenses no passado. Como diz o atual secretário de saúde do Recife, Gustavo Couto, a capital pernambucana era uma cidade estigmatizada pela doença, pois era comum ver pessoas com filariose nas ruas”, disse o petista.
Segundo Humberto, foram registrados apenas quatro casos de filariose este ano no Recife, contra 900 observados há oito anos. A perspectiva é zerar o número de notificações em 2012, antecipando as estimativas do Ministério da Saúde, que previa a extinção em 2015.
O líder lembrou que era secretário de Saúde do Recife quando foram adotadas as primeiras medidas, mais tarde ampliadas, que resultaram no atual quadro de quase erradicação da doença. “Organizei o modelo de atenção à saúde, incluindo a saúde ambiental como instrumento da vigilância em saúde. Dando sequência e ampliando esse trabalho, em 2003 a Prefeitura do Recife implantou o programa Xô Filariose”, recorda Humberto, que é médico e foi ministro da Saúde no governo Lula.
Humberto citou algumas comunidades do Recife onde o tratamento foi finalizado ou está para ser concluído, como o Alto José Bonifácio, Campo Grande e Água Fria. “Essa é uma vitória dos recifenses e uma conquista de todos nós que lutamos por uma capital e um Pernambuco mais saudáveis”, ressaltou.
CÂNCER – As notícias de recuperação de saúde do ex-presidente Lula também foram comemoradas em plenário pelo líder do PT. De acordo com Humberto, todos os brasileiros e brasileiras que acompanham o quadro de saúde do ex-presidente estão felizes com a regressão do tumor de laringe.
O senador reafirmou que sempre teve confiança na melhoria da saúde de Lula, sobretudo após visitá-lo, no início deste mês, em conjunto com o senador Jorge Viana. Na ocasião, o ex-presidente se mostrou otimista e alegre, deixando claro que não tinha se abalado com a doença.
“Ficamos muito felizes com as informações e estamos certos de que vamos ouvir, muito em breve, notícias da recuperação plena do ex-presidente”, concluiu o líder.
Texto: Ines Andrade, do Blog de Humberto Costa, com dados da Agência Senado.
Foto: Pedro França / Agência Senado.