Humberto Costa comemora entrega de diploma Bertha Lutz a Dilma Rousseff


Em pronunciamento nesta terça-feira (13/3), o senador Humberto Costa (PT-PE) saudou a entrega à presidente da República, Dilma Rousseff, do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Segundo ele, a eleição de Dilma foi um marco para o Brasil, que até 1932 sequer permitia o voto feminino e a escolha de mulheres para cargos eletivos no Executivo e Legislativo.
Em 2011, lembrou Humberto Costa, a revista The New Yorker editou perfil de 14 páginas com elogios a Dilma Rousseff, também destacada pela publicação Foreign Policy, que incluiu a presidente brasileira entre os 100 pensadores atuais mais influentes.
Humberto Costa estendeu seus cumprimentos pela passagem do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a todas as senadoras e funcionárias do Senado. Lembrou ainda de outras mulheres “que mudaram a historia de Pernambuco”, como Adalgisa Cavalcante, primeira deputada estadual; Cristina Tavares, que foi deputada federal; e Ana Arraes, a primeira a assumir o cargo de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).
O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido pelo Senado, foi entregue a Dilma Rousseff em sessão solene do Congresso Nacional realizada nesta terça (13), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em oito de março.

Além de Dilma Rousseff, também foram agraciadas Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes; a primeira senadora eleita da história do Brasil, Eunice Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra, Rosali Scalabrin; e a professora associada do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.
Fonte: da Agência Senado.