Líder do PT destaca a construção e o papel Hemobrás para o Brasil

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, foi à Tribuna nesta quarta-feira (11/5) para falar do andamento da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). que será instalada no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A obra, que está orçada em mais de R$ 500 milhões, representa um grande avanço na indústria de hemoderivados no Brasil – colocando o país entre os poucos no mundo que possuem este tipo de serviço. Apesar de ter perdido ritmo nos últimos dois anos, a construção ganhou novo fôlego na semana passada, quando foi expedida a ordem de serviço para a segunda etapa – com orçamento de R$ 270 milhões.
“Hoje, existem apenas 15 países no mundo que possuem fábricas de alta complexidade para a produção de hemoderivados, a exemplo de Estados Unidos, Itália, França e Reino Unido. O Brasil vai entrar nesta lista com a Hemobrás, que será a maior fábrica deste segmento na América Latina. A unidade entrará em operação plena em 2014”, disse o petista.
Segundo ele, a Hemobrás é fundamental para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de medicamentos derivados do sangue. “Serão produzidos remédios fundamentais para milhares de pessoas portadoras de hemofilia, imunodeficiência primária, câncer, Aids, cirrose e queimaduras graves. Todos os produtos serão distribuídos no Sistema Único de Saúde (SUS), colaborando para o tratamento da população e para o fortalecimento do complexo industrial da saúde no Brasil”, declarou.
De acordo com o líder do PT, a vinda da fábrica para Goiana vai transformar também a vida da cidade. “O município tem uma tradição de engenhos e de monocultura e sempre baseou boa parte de sua vida e de sua economia na cana-de-açúcar. Mas agora essa realidade começa a mudar e a cidade está prestes a se tornar um grande centro nacional de biotecnologia”, disse.
Por fim, o petista ainda lembrou da sua participação e do ex-presidente Lula (PT) para escolha do local de construção da fábrica. “Tenho orgulho de dizer que me sinto parte desse processo. Foi na época em que fui ministro da Saúde do governo Lula que a Hemobrás começou a ser instalada em Pernambuco”, concluiu.
Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment