Humberto Costa faz balanço da atuação na liderança do PT no Senado

“Essa bancada trabalhou para garantir a aprovação dos projetos mais importantes para o Governo e para o PT. Defendemos com firmeza nosso modo de governar e todos são corresponsáveis pelos avanços e pelos recordes de aprovação do governo da presidenta Dilma”. Foi desta forma que o senador Humberto Costa (PT-PE) resumiu a atuação dos senadores do partido durante o ano de 2011. Ele deixou o cargo e transferiu o posto ao senador Walter Pinheiro (PT-BA), eleito por unanimidade pelos demais petistas para responder pela Liderança em 2012.
Humberto lembrou que os senadores do PT trabalharam para aprovar todas as propostas que o Governo Federal enviou ao Congresso em 2011,, mesmo quando a bancada não tinha ainda posição formada ou quando nem todos os senadores tinham a mesma posição, como no caso dos royalties, do Código Florestal e da Emenda 29.
Além desses temas, a bancada do PT também trabalhou na união da base de apoio ao governo para que fossem aprovadas a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), Comissão da Verdade, o novo valor do Salário Mínimo, a Lei de Acesso à Informações, a revisão dos valores pagos ao Paraguai por Itaipu, o Aviso Prévio Proporcional, o SuperSimples, o Plano Plurianual, o Orçamento, entre outros.
Costa também ressaltou o trabalho desenvolvido para ampliar e melhorar o trabalho de assessoria à bancada. “No início da minha gestão, implantamos um novo modelo de gestão das atividades da Liderança, baseado na criação de núcleos temático. Com essa alteração, passamos a aproveitar melhor os recursos humanos disponíveis, articular mais intensamente as posições e ações da bancada e democratizar as nossas instâncias decisórias”, explicou.
Outro ponto destacado por Humberto foi o que ele chamou de democratização e descentralização das instâncias decisórias. “Além de permitir maior concatenação das posições e ações da Bancada, a criação dos núcleos temáticos, chefiados por vice-líderes, também democratizou e descentralizou as instâncias decisórias da Liderança, um avanço político muito significativo”, disse.
Por fim, o senador pernambucano disse que o ano fechou com um grande número de debates de alto nível com o primeiro escalão do Governo. “Verificou-se, de fato, um bom número de debates com ministros do governo, que trouxeram valiosa contribuição à bancada em temas importantes, como os relativos ao programa Brasil Sem Miséria, ao desenvolvimento das obras do PAC, à política econômica brasileira, entre outros”, concluiu.
Fonte: publicado no Blog de Humberto,
com texto da Liderança do PT no Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment