Humberto Costa festeja anúncio de investimentos em Pernambuco


O senador Humberto Costa (PT-PE) festejou nesta quinta-feira (9/6) o anúncio de novos investimentos no estado de Pernambuco. Ele disse que no litoral norte do estado, próximo ao município de Goiana, será construído um novo complexo industrial-portuário e logístico nos moldes do Porto de Suape, localizado no litoral sul do estado. Segundo ele, nessa obra serão investidos R$ 3 bilhões.
“O empreendimento será um projeto integrado de logística multimodal com porto, aeroporto internacional e um complexo industrial de grande porte. Integrará mais Pernambuco ao resto do país e ao mundo. O governo do estado recebeu proposta de manifestação de interesse de consórcio empresarial para desenvolver os estudos necessários à implantação do novo porto, no regime de Parceria Público-Privada”, informou.

Ouça discurso do senador sobre o tema:
 
[audio:http://www.senadorhumberto.com.br-content/uploads/2011/06/AUDIO1.mp3|titles=Em discurso, Humberto Costa registra construção de novo complexo industrial e logístico em PE]

Humberto Costa disse que a proposta do consórcio empresarial seria avaliada ainda nesta quinta-feira (9) na reunião do Comitê Gestor do Programa de Parcerias Públicas e Privadas de Pernambuco, na Secretaria de Planejamento do estado. Ele informou que o consórcio é formado pelas empresas Promon Engenharia, STR Projetos, BTG Pactual e Pátria Investimentos.
O senador também informou que, no final de maio, teve início a fase de pré-operação na unidade de texturização da Petroquímica Suape, para a capacitação de mão de obra. A unidade, disse o senador, já está produzindo fios texturizados e o material deve começar a ser comercializado no final do ano.
Humberto Costa disse ainda que a Petrobras também anunciou o aporte de R$ 16 bilhões, com recursos próprios, para a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, outro grande empreendimento situado em Suape. Cerca de 35% das obras estão prontas, informou, e as operações devem ter início no final de 2013. A refinaria terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por diab.
Fonte: Agência Senado.
Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado.