PAC: Governo Federal entrega mais 98 máquinas aos municípios do semiárido pernambucano


O senador Humberto Costa participou nesta sexta-feira (28/6) da solenidade de entrega de 98 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) aos municípios do Semiárido pernambucano. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do secretário de Agricultura do Governo do Estado, Aldo Santos, além de prefeitos e lideranças políticas. A ação faz parte da estratégia do Governo Federal de ajudar as regiões do Nordeste atingidas pela seca.
O senador Humberto Costa falou dos investimentos do Governo Federal em toda a Região e especialmente com Pernambuco e destacou que a entrega das máquinas aconteceu antes mesmo do que se previa. “O gesto da presidente Dilma (de antecipar o calendário de entrega) é uma demonstração clara de que o governo tem um compromisso com o Nordeste e com Pernambuco, principalmente neste momento de estiagem. Iniciativas como esta são muito importantes. Sabemos que o Brasil deseja que as coisas aconteçam rapidamente e é a união de todos que pode fazer com que isso aconteça”, avaliou o senador.

Já o ministro Pepe Vargas lembrou que a ação do Governo Federal vai chegar a mais de 5 mil municípios e representa um grande investimento. “Estamos adquirindo milhares de máquinas para as cidades brasileiras. É o maior investimento da história em um programa como esse. Nenhum outro País do mundo fez uma compra tão grande de equipamentos desse porte. São 5 bilhões investidos”, afirmou o ministro.
Ao todo, 65 municípios do Estado receberão motoniveladoras e 33 receberão retroescavadeiras. As máquinas servirão para a realização de obras de manutenção e construção de estradas vicinais na zona rural do Estado e ajudarão no escoamento de produtos agrícolas, principalmente da agricultura familiar. Elas também vão possibilitar a construção de pequenas barragens para armazenamento d’água em cidades do Interior.
Pernambuco recebeu a primeira entrega de máquinas em 2012, beneficiando 46 municípios com retroescavadeiras. Já em março deste ano, outros 22 municípios receberam equipamentos. Até o final de 2013, serão 623 máquinas destinadas a municípios do Estado, totalizando R$ 214 milhões em investimentos.
Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.