Humberto Costa quer mais celeridade na Transposição


O senador Humberto Costa (PT-PE) subiu nesta quarta-feira (21/11) na Tribuna do Senado para falar sobre as ações da Comissão Especial Externa para o acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, instalada na semana passada no Congresso. Segundo o senador, que é relator da comissão, ela dará “grande contribuição à sociedade brasileira”.
Humberto Costa lembrou que o projeto está entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que há atraso no cronograma. Até agora, foi realizado 43% do total previsto para a conclusão da obra. Segundo o petista, “há lotes em que os trabalhos encontram-se estagnados”. “O objetivo da comissão será identificar problemas e propor soluções para que os trabalhos possam avançar no ritmo que a sociedade brasileira deseja”, garantiu Humberto.
Além do atraso no cronograma, o senador também disse que há uma preocupação com a questão ambiental. “Devemos ampliar o debate e propor soluções sobrea natureza dos recursos para a operação e manutenção da transposição de águas do rio”, disse.
Humberto disse ainda que na próxima semana irá apresentar o plano de trabalho da comissão, que irá ouvir representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria, do Ministério da Integração, entre outros. E falou sobre a importância da obra. “O objetivo primordial da transposição é assegurar oferta de água a mais de 12 milhões de pessoas em 391 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Essa é a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos em execução pelo Governo Federal”, afirmou.
Fonte: gabinete do senador Humberto Costa.
Foto: André Corrêa / Liderança do PT no Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment