Humberto Costa recebe presidente da Hemobrás em Brasília


O líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE), recebeu nesta quinta-feira (26/5) em seu gabinete o presidente da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), Romulo Maciel Filho. “Conversamos sobre o andamento das obras, que estão avançando bem”, informou o líder. A construção da fábrica, situada em Goiana, no interior de Pernambuco, começou em junho de 2010. Segundo Humberto, a fase de transferência de tecnologia junto ao Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB) está acontecendo paralelamente à implantação da fábrica.
A transferência de tecnologia permitirá atender regras de montagem, instalação e qualificação de equipamentos usados na produção de medicamentos hemoderivados. Maciel Filho ressaltou a importância do apoio do senador para o andamento da fábrica. “Esperamos que, em breve, cortemos a fita de inauguração”, enfatizou. A primeira etapa da planta deverá ser inaugurada no segundo semestre deste ano. Maciel Filho aproveitou a visita ao senador para agradecê-lo pelo discurso feito em plenário, no dia 11 de maio, sobre a Hemobrás.
Na ocasião, Humberto destacou a importância da Hemobrás para Pernambuco e para o Brasil. “É uma empresa estratégica para o fortalecimento da soberania nacional, que trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de medicamentos derivados do sangue”, discursou o senador. A fábrica produzirá remédios para portadores de hemofilia, imunodeficiência primária, câncer, AIDS, cirrose e queimaduras graves, entre outras doenças graves atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O senador é meio que o pai desse projeto, uma vez que ele foi viabilizado quando ele era ministro da Saúde no governo Lula. Levou a Hemobrás para Pernambuco. Sabemos que podemos contar com o apoio dele. Mas essa visita também é importante para dinamizarmos nossa relação”, avaliou Maciel Filho.
Foto: Ines Andrade.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment