Humberto critica Serraglio e diz que ele atua como líder de torcida da bancada ruralista

O líder da Oposição também questionou o recente corte de recursos e de pessoal na Funai (Fundação Nacional do Índio).
O líder da Oposição também questionou o recente corte de recursos e de pessoal na Funai (Fundação Nacional do Índio).

 
As recentes ações violentas contra índios gamelas, em Viana (MA), e contra indígenas que participaram de protesto no Congresso Nacional, em Brasília, levaram o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa, a criticar o papel do ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB), nas ações. Para o senador, Serraglio vem agindo como “líder de torcida” da bancada ruralista e é um dos responsáveis pelo desmonte da política de proteção aos índios no governo de Michel Temer (PMDB).
“Serraglio tem sido mais um líder de torcida, porta voz da bancada ruralista no Governo Temer. Não é por acaso que, em 55 dias de seu mandato, ele não teve nenhum encontro com representantes indígenas. É claro que as mãos deles estão sujas com o sangue dos 13 índios do povo Gamela, que foram feridos em um ataque de pistoleiros no Maranhão. Se não agiu com intenção, agiu com omissão. Do mesmo jeito que assistiu ao lamentável desfile de violência contra indígenas na semana passada, em Brasília, durante protesto pacífico no Congresso Nacional”, afirmou Humberto.
O líder da Oposição também questionou o recente corte de recursos e de pessoal na Funai (Fundação Nacional do Índio). A Fundação é subordinada ao ministério da Justiça, que também tem papel decisivo no processo de demarcação de terras. Ao todo, 347 cargos comissionados da Funai foram extintos e 38% do orçamento deste ano foi cortado.
“O que estão fazendo é atacar os povos originários deste país, como se não tivessem bastado os 500 anos em que eles sofreram com perseguição e morte. Dos retrocessos deste governo, talvez o de subtrair do nosso povo de origem, sua terra e sua dignidade, seja um dos mais perversos”, concluiu Humberto.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment