Humberto diz que reforma ministerial foi necessária

Senador Humberto Costa (PT-PE) concede entrevista após ter sido escolhido relator do processo disciplinar aberto contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
A presidenta Dilma Rousseff empossou nesta segunda-feira (17) seis novos ministros do governo, desejando sorte aos que deixam os ministérios e muito trabalho aos recém-nomeados. As mudanças ocorreram nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, da Pesca e Aquicultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Turismo. Cinco dos seis ministros que deixam hoje o cargo hoje saem para se candidatar às eleições de outubro.
O líder do PT no Senado Federal, senador Humberto Costa, comentou sobre as mudanças e destacou a recomposição nos ministérios e ampliação sobre a base de sustentação do governo.
“A presidente está dando seguimento ao que ela precisa fazer. Nós tivemos aí a saída de vários ministros para disputarem a eleição agora em 2014. Naturalmente, que também nessa recomposição amplia a base de sustentação”, afirmou o petista.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário, ocupado até então por Pepe Vargas, será assumido pelo ex-presidente da Petrobras Biocombustível Miguel Rossetto. Na pasta das Cidades, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, substituirá o atual ministro Aguinaldo Ribeiro.
Clelio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será o novo titular do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação no lugar de Marco Antonio Raupp. O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) ocupará o da Pesca e Agricultura, conduzido por Marcelo Crivella, também senador do PRB fluminense.
Neri Geller, atualmente secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, será o substituto de Antônio Andrade na pasta. Para o lugar de Gastão Vieira no Ministério do Turismo, a presidenta anunciou o gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vinicius Nobre Lages.
Confira o áudio completo aqui