Humberto fala sobre obesidade e prevenção em entrevista a TV Senado


O programa Repórter Senado, da TV Senado, apresenta neste sábado (28/5), a partir das 20h30, o tema Brasil de Peso, mostrando que um em cada dois brasileiros está acima do peso e 15% da nossa população já pode ser considerada obesa. Trata-se de um problema de saúde pública, que começa cada vez mais cedo em crianças e adolescentes, envolve fatores culturais, comportamentais e exige um tratamento multidisciplinar. O senador e líder do PT, Humberto Costa, que é médico, é entrevistado do programa e fala sobre a doença e as possibilidades de prevenção.
Humberto pretende apresentar projetos implantados por ele para a promoção da saúde e a formação de estilos de vida mais saudáveis, a exemplo das Academias das Cidades, iniciativa desenvolvida quando o senador foi secretário de Saúde da Prefeitura do Recife, de 2001 a 2002, e das Cidades do Governo de Pernambuco, de 2007 a 2010. A idéia, que foi inclusa no programa de governo da presidenta Dilma, integra ações voltadas para a construção de cidades saudáveis, incluindo a requalificação de espaços públicos de lazer, o fomento à prática da atividade física e do esporte, a animação sociocultural, alimentação saudável e a formação para a cidadania.
Obesidade – O problema já é considerado bastante grave pelos especialistas brasileiros, que alertam para a sobrecarga do sistema público de saúde nos próximos 20 a 30 anos. Por isso, o Repórter Senado apresenta as causas da obesidade, como a herança genética, distúrbios hormonais, vida sedentária e descontrole alimentar; os tratamentos mais radicais, como a cirurgia de redução de estômago; e as histórias de pessoas que mudaram seus hábitos, vencendo a luta de quem sofre por estar fora do padrão de beleza e de saúde.
Serviço:
Repórter Senado
TV Senado, sábado (28/5), às 20h30.
Foto: Anamaria Rossi.