Humberto quer agilidade na liberação de verbas para vítimas das chuvas


O senador Humberto Costa (PT-PE), líder do PT no Senado, levou nesta quarta-feira (4/5) ao presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, duas importantes reivindicações do povo pernambucano, especialmente os que mais dependem do Poder Público. Humberto pediu agilidade na liberação de recursos para a construção de casas destinadas aos desabrigados pelas chuvas, que castigaram vários municípios da Zona da Mata de Pernambuco em 2010 e que voltaram a castigar as mesmas localidades nas últimas semanas.
O presidente da Caixa prometeu uma resposta rápida ao problema, sobretudo porque os temporais recentes agravaram ainda mais a já precária situação destas localidades. O senador do PT defendeu ainda uma antiga reivindicação dos prefeitos pernambucanos: que a agência da Caixa Econômica em Serra Talhada seja habilitada a fazer medições de obras públicas.
Atualmente há poucas agências da CEF que podem executar este tipo de procedimento em obras financiadas pelo Governo Federal. A situação é particularmente grave no sertão do Estado, onde não existe nenhuma unidade habilitada (a mais próxima fica no Agreste, em Caruaru).
Em alguns casos, a distância para o local da obra a ser medida ultrapassa 700 quilômetros. Como conseqüência, muitos municípios sofrem com o atraso nas medições, com notórios prejuízos nos cronogramas das obras.
Humberto aproveitou a oportunidade para convidar o presidente da Caixa a conhecer duas das mais tradicionais festas populares de Pernambuco, o São João e o Carnaval. O convite foi prontamente aceito por Jorge Hereda.
Foto: Yves Zamboni.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment