Humberto recebe vencedores da Imagine Cup, copa mundial de informática da Microsoft


O líder do PT e do bloco de apoio ao governo no Senado Federal, Humberto Costa, recebeu em seu gabinete em Brasília nesta terça-feira (16/8) os estudantes pernambucanos que se tornaram campeões mundiais da Imagine Cup. Trata-se da copa do mundo da computação, promovida pela Microsoft, que este ano chega a sua 9ª edição. Também participou da reunião o diretor de Assuntos Corporativos da Microsoft Brasil, Ricardo Castanheira.
Entre os estudantes que visitaram o senador, os pernambucanos Lucas Mello e João Paulo Oliveira destacaram-se pelo 2º lugar no Desafio de Interoperabilidade. Eles formaram a equipe Bells Team, de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além deles, integrantes da equipe de Curitiba (PR), vencedores do 1º lugar na categoria Game Design também participaram da visita.
Na ocasião, todos os vencedores relataram a importância da Imagine Cup para as suas carreiras e descreveram o produto desenvolvido e premiado na competição. Os estudantes pernambucanos, que este ano venceram pela segunda vez a copa do mundo da competição, criaram um software que permite a comunicação dos deficientes auditivos.
A equipe Signum Games, estudantes da Universidade Positivo, do Paraná, criaram um jogo em que os participantes circulam por uma cidade imaginária e tomam decisões para melhorar os problemas das grandes cidades como os de saúde, educação e meio ambiente.
“A Imagine Cup é muito importante, pois permite levarmos idéias desenvolvidas na sala de aula para a realidade prática. Isso contribui para o desenvolvimento da economia”, enfatizou o pernambucano Lucas Mello. Segundo a estudante paranaense Rafaela Costa, a competição cria oportunidades importantes para os jovens. “Esse prêmio é como um Oscar, saímos dele cheios de ofertas de emprego”, relata Rafaela.
O diretor da Microsoft pediu apoio do senador para trazer a final da Imagine Cup ao Brasil em 2013. No próximo ano, o evento ocorrerá na Austrália. “É um evento importante, envolvendo vários países do mundo, que traz impactos econômicos e visibilidade ao país que o recebe”, salientou Castanheira.
Humberto Costa parabenizou os jovens pelo prêmio e disse que os produtos desenvolvidos serão muito importante para a sociedade. “Hoje, a riqueza maior está no conhecimento e temos um potencial enorme para desenvolver no Brasil. A iniciativa da Microsoft é fundamental na geração de oportunidade para os jovens, que podem mostrar sua capacidade e competência”, destacou Humberto.
No dia 30 de junho, o líder fez discurso no plenário do Senado congratulando os estudantes brasileiros, em especial pernambucanos, na época finalistas da Imagine Cup.
Texto: Inês Andrade.
Foto: André Corrêa / Lid. PT Senado.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment