Inflação recua e produção de grãos cresce no Brasil, afirma Humberto

Humberto diz que "o incremento da produção brasileira de grãos dinamiza a economia e traz boas novas". Foto: Alessandro Dantas / Liderança do PT
Humberto diz que “o incremento da produção brasileira de grãos dinamiza a economia e traz boas novas”. Foto: Alessandro Dantas / Liderança do PT

Importante atividade dentro da economia brasileira, a produção de grãos vem acumulando boas notícias. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra deste ano será de 209 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 1,3 milhão de toneladas em relação à safra do ano passado (207,7 milhões).
A área total de plantio também deve crescer 0,8% em relação à última safra e alcançar 58,5 milhões de hectares no País. Hoje, a soja é o grão mais produzido no país e garante mais de 56% da área cultivada. A previsão é que este ano a área de plantio do alimento cresça 3,2%, mais do que o ano passado.
O líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), comemorou os números. “O incremento da produção brasileira de grãos dinamiza a economia e traz boas novas. É um sinal de que – mesmo com a crise e com tantos jogando no quanto pior, melhor – o Governo não tem medido esforços para colocar de volta o Brasil nos eixos”, disse Humberto.
O parlamentar ainda destacou outro bom resultados do mês. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação recuou para 0,43% em março deste ano. O resultado é o menor para os meses de março desde 2012. Em fevereiro, a taxa foi de 0,9%. no acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 9,39%. É a primeira vez que o o indicador fica abaixo dos 10% desde outubro de 2015.
“São boas notícias como estas que nos animam e mostram que o Governo Dilma está fazendo os ajustes necessários para fazer a economia voltar a crescer”, afirmou.