Lula recebe e promete honrar título de Doutor Honoris Causa

Depois do discurso do governador Eduardo Campos, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Amaro Lins, falou em nome das três universidades (UFPE, UFRPE e UPE) sobre a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, ocorrida na manhã desta sexta-feira (22/7), no Teatro de Santa Isabel, no Recife. Ele pediu para que todos os conselheiros ficassem de pé e questionou se o ex-presidente aceitava a outorga. Às 10h35, Lula iniciou o pronciamento, afirmando que recebe o título e que promete honrar a homenagem.
A solenidade é uma oportunidade para observar o cerimonial universitário, seus rituais e sua pompa. Na cerimônia, o ex-presidente entrou no teatro acompanhado de uma comissão de honra, composta por nove pessoas, das quais três de cada universidade. A comissão acompanhou Lula até o palco, sentando-se na platéia em seguida.
Lula recebeu as chamadas “vestes talares”, tradicionais roupas do protocolo acadêmico que remontam ao cerimonial multissecular das universidades europeias em especial a Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares e o cerimonial.
Quando recebeu o título, o ex-presidente ganhou a samarra e o capelo. A samarra é uma espécie de capa, cujas cores são específicas de determinadas áreas do conhecimento. Ele receberá uma samarra vermelha, em alusão à área de Ciências Humanas, cujo centro na UFPE propôs a homenagem. A tradição e uso da samarra vêm de uma antiga vestimenta usada por camponeses europeus, que, na Idade Média, era feita de pele de carneiro, tratada até alcançar grande alvura.
Das mãos do reitor Amaro Lins, Lula recebeu o capelo, chapéu privativo do reitor, do vice-reitor, dos Professores Eméritos e dos Doutores Honoris Causa. O reitor usa o capelo branco, representando o poder temporal (analogia com a coroa real) e também a samarra branca. E o ex-presidente usará capelo vermelho, compondo o traje com a cor das Ciências Humanas.
Leia mais:
>> No Recife, Lula dá show em explicação sobre sua trajetória de vida
>> Lula fala que visita a Pernambuco foi oportunidade para ver aliados fora do período eleitoral
>> FOTOS: ex-presidente Lula almoça com aliados políticos em Pernambuco
>> Lula recebe homenagem no Recife e diz que deseja voltar a morar em Pernambuco
Fotos da cerimônia:

Clique no sinal de “+” no lado direito da foto para ver outras imagens ou mova para direita a pequena barra de rolagem que existe na parte de baixo da fotografia.
Fonte: Diario de Pernambuco Online, com informações da repórter Ana Luíza Machado.
Fotos: Thiago Marinho.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment