Mais projetos de Humberto para melhoria da Saúde podem virar prioridade no Senado


O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Waldemir Moka (PMDB-MS), vai levar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), levantamento dos projetos de lei relativos à saúde que devem ser discutidos com prioridade. A sugestão foi apresentada nesta quarta-feira (26/6) pelo presidente da subcomissão temporária que busca soluções para o financiamento da saúde, senador Humberto Costa (PT-PE).
Ao elogiar a iniciativa de Renan Calheiros de priorizar o exame de projetos que beneficiam a área da saúde, Humberto Costa defendeu que a CAS e a subcomissão apresentem o rol de prioridades, uma vez que já foi realizado levantamento das principais matérias sobre o tema. A CAS vai recomendar ainda as fontes de financiamento, assunto em debate na subcomissão.
Na avaliação de Paulo Davim (PV-RN), a solução dos problemas da saúde requer financiamento adequado ou se constituirá em uma solução “paliativa ou panaceia”. Ele afirmou que os investimentos na área são aquém do necessário e a adoção de medidas emergenciais, como a importação de médicos estrangeiros, sem condições estruturais para que esses profissionais possam atuar, não vai resultar em melhorias na saúde. O senador criticou ainda o fato de Renan Calheiros não ter consultado a subcomissão, que discute há meses o assunto, ao elaborar a relação das matérias prioritárias.
Uma das matérias que os senadores da CAS consideram prioritárias para votação é a que institui uma Lei de Responsabilidade Sanitária (PLS 174/2011), de autoria do próprio senador Humberto Costa.
Drogas – Ele não concordou com a inclusão, entre as prioridades estabelecidas pelo presidente do Senado, do projeto de lei do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) que trata, entre outros aspectos, da internação compulsória para dependentes de drogas (PLS 37/2013). O senador disse que vai pedir a Renan que retire a matéria da pauta de prioridades, uma vez que não faz parte das reivindicações das ruas. “Acho temerário fazer essa discussão em regime de urgência. É um tema político, complexo e polêmico para ser votado a toque de caixa”, enfatizou Humberto.
Leia mais:
Propostas de Humberto Costa estão entre prioridades do Senado

Fonte: Agência Senado.
Foto: André Corrêa / Liderança do PT no Senado.