MDA apresenta experiência em políticas da agricultura familiar para países africanos

O secretário nacional da agricultura familiar, Valter Bianchini, apresentou, nesta terça-feira (13), as políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria da Agricultura Familiar no IV Curso para Diplomatas Africanos, no Rio de Janeiro. O evento, realizado na Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), está em sua quarta edição e segue até o próximo dia 16, com representantes de Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Nos últimos dez anos mais de uma centena de acordos bilaterais foram firmados entre o Brasil e países do continente africano. O intercâmbio Brasil-África cresceu mais de 400% (entre 2002 e 2012) – passou de R$ 5 bilhões para R$ 26,5 bilhões.
“Estamos trabalhando no MDA o programa Mais Alimentos Internacional e uma política de governo de intercâmbio, de troca de experiências, de apoio, com os países africanos. Nesse curso, relatamos experiência das principais políticas que temos de apoio à agricultura familiar, aos assentados e a toda a diversidade de agricultura familiar que temos”, disse Bianchini. O secretário falou sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Garantia-Safra, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o conjunto das políticas públicas do MDA.
Referência
O Brasil se tornou referência mundial em políticas públicas para a agricultura familiar. O curso, segundo Bianchini, é uma oportunidade para mostrar em linhas gerais, os principais aspectos das ações brasileiras aos países participantes e promover a troca de experiências no setor. O Brasil tem, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, mais de quatro milhões de estabelecimentos e 12 milhões de trabalhadores em regime de economia familiar, além de representatividade em todos os municípios do País. Na economia interna, a agricultura familiar representa mais de um terço do Valor Bruto da produção agropecuária gerado no País e pelo menos 10% do PIB agropecuário.
“Seja na indústria de máquinas, equipamentos e insumos, na própria produção agropecuária, em cadeias da agroindústria, seja na segurança alimentar do mercado interno e para alguns produtos – inclusive a exportação –, a agricultura familiar tem um peso grande na agricultura do País”, resume o secretário do MDA.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário