Nota de esclarecimento

Com relação à reportagem “Senado: gastos vão de voos a casas noturnas”, do Jornal do Commercio, publicada no dia 6 de julho de 2013, a assessoria do senador Humberto Costa (PT) esclarece:
Todas as despesas do senador Humberto Costa estão em conformidade legal e cumprem o procedimento normativo do Senado Federal, de forma transparente, no exercício de seus direitos e deveres de parlamentar, em atividade permanente durante toda a semana.
A matéria desconsidera que a verba disponibilizada para as despesas dos senadores é anual e que a prestação de contas também é anual, causando interpretação errada sobre o gasto real dos senadores nos últimos seis meses.
Por estarem dentro do prazo legal, nem todas as assessorias dos senadores já apresentaram as comprovações de despesas de janeiro a junho. A associação dos gastos apresentada na reportagem foi feita como se todas as despesas tivessem sido apresentadas nos últimos seis meses, o que não é o caso, tornando inconsistente a comparação.
A despesa citada em 5 de abril, sugerindo tratar-se de lazer é, na verdade, proveniente do cumprimento de uma agenda de interesse do mandato. Refere-se à despesa de alimentação do chefe de gabinete do senador, em Brasília, Adílson Bezerra, em viagem ao município de Cuiabá para discutir a Política Nacional de Falsificação de Medicamentos e Crimes Transfronteiriços – o projeto de lei do Senado 368/2011 é de autoria do senador Humberto Costa e já foi apreciado em Comissões do Senado.
É importante ainda afirmar que o senador Humberto Costa tem uma postura de respeito e seriedade com relação às despesas públicas, com reconhecimento tanto da imprensa quanto da sociedade. Fato que diversas vezes ensejou reconhecimento público como o prêmio Congresso em Foco de 2012, elaborado por jornalistas de todo o Brasil, que o reconheceram por ter uma das melhores atuações entre os parlamentares.
Assessoria de imprensa
Senador Humberto Costa