Nota do senador Humberto Costa sobre decisão do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco

Recebi com surpresa a notícia sobre a decisão do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) de representar contra mim junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremepe) pelo que considera “descumprimento do Código de Ética Médica”.
A decisão do sindicato foi, de fato, uma reação à defesa que tenho assumido – como cidadão, médico e senador – de um sistema de saúde de mais qualidade para os brasileiros, especialmente para aqueles que mais necessitam.
Nessa linha, tenho avaliado de maneira muito positiva o Programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal, que, pela primeira vez, propõe ações de médio e longo prazos mais estruturantes, como a ampliação da formação de novos profissionais na graduação e em programas de residência. E, em paralelo, trabalha com medidas emergenciais para a contratação de médicos para a atenção básica, levando-os a regiões do país onde são escassos ou não existem esses profissionais.
Minha conduta sempre foi pautada pelo respeito à liberdade de expressão e à pluralidade de opiniões. Em razão disso, nunca deixei de tratar com extrema consideração o posicionamento das entidades médicas sobre as questões atualmente discutidas.
Só posso lamentar não ter recebido do Simepe, do qual um dia já fui diretor, o mesmo tratamento democrático que dispenso às opiniões divergentes.
Acredito que a representação aprovada nessa segunda-feira (26) não prosperará no Cremepe, por atentar diretamente contra a livre manifestação do pensamento, garantida pela Constituição Federal.
Esclareço, ainda, que seguirei firme na defesa intransigente do sistema de saúde pública do Brasil,trabalhando por projetos que o viabilizem, como, por exemplo, o que cria a carreira nacional dos médicos, proposição em favor da qual tenho advogado no Senado Federal.
Humberto Costa
Senador da República