Nota do senador Humberto Costa sobre ajuste da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Em resposta aos cidadãos que demonstram, pelas redes sociais, preocupação com relação às notícias divulgadas sobre os ajustes salariais dados a ex-deputados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, venho por meio desta nota esclarecer:
– Os reajustes dizem respeito a um direito garantido em lei, que assegura aos deputados estaduais um salário final correspondente a 75% de todas as verbas do deputado federal, incluindo salários e verbas indenizatórias. Não sendo, portanto, auxílio-moradia e sim a uma equiparação salarial.
– O julgamento sobre este benefício foi feito pela Justiça, que decidiu pela legalidade do mesmo. Não apenas com relação a deputados estaduais, mas a ocupantes de outros órgãos que também fizeram o pedido de equiparação – a exemplo do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas.
– Ao todo, recebi uma quantia em torno de R$ 17 mil, referente aos meus quatro anos de mandato de deputado estadual e só aceitei o dinheiro por saber tratar-se de algo legal e moral.
– Dito isto, quero reafirmar meu compromisso com o dinheiro público e com o povo pernambucano, me comprometendo a devolver o dinheiro integral e reajustado aos cofres públicos, caso a Justiça venha de forma definitiva declarar esta equiparação salarial ilegal.
Senador Humberto Costa,
Líder do PT no Senado Federal.