Olimpíada de Matemática deve atingir 20 milhões de alunos

Escolas públicas de todo o País podem inscrever seus alunos, até o dia 3 de junho, na sétima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011). A competição busca gerar ambiente estimulante para o estudo da matemática entre estudantes e professores. Pernambuco tem ganhado destaque na competição.

 
Assista matéria do jornal NBR sobre o tema:
 

A primeira fase da edição de 2011 acontecerá em 16 de agosto e todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. A inscrição deve ser feita pelas escolas. A organização da Obmep incentiva as escolas a inscrever todos os seus alunos para a primeira fase.
Para isso, as escolas devem indicar quantos alunos participarão da primeira fase, de acordo com os níveis de participação – nível 1 para estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental, nível 2 para oitavo e nono anos e nível 3 para o ensino médio.
No ano passado, participaram da Obmep 19,6 milhões de estudantes, matriculados em 44,7 mil escolas, em 99% dos municípios dos municípios brasileiros.
Fases – A competição será realizada em duas fases. A primeira prevê a aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.
Na segunda fase, marcada para 22 de outubro, os alunos recebem uma prova discursiva com seis ou oito questões, em centros de aplicação indicados pela Obmep. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.
Premiação – A Olimpíada premiará 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Também serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. Receberão computadores portáteis e material para projeção móvel as 81 melhores escolas.
A primeira edição da olimpíada foi em 2005, e desde então é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Para saber mais, acesse http://www.obmep.org.br/apresentacao.html.
Fonte: Ministério da Educação.
Foto: Reprodução da Internet/Brasil.gov.br.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment