Petrobras antecipará operação da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco


A Refinaria Abreu e Lima foi a única das quatro novas plantas de refino da Petrobras a ter seu início de operação adiantado, no seu Plano de Negócios 2011-2015, anunciado nesta semana. No plano anterior, ela começaria a funcionar no segundo semestre de 2013, mas, segundo a apresentação do presidente da companhia, José Sergio Gabrielli, a refinaria estará na ativa já no ano que vem.
A Petrobras não divulgou os valores atualizados de nenhuma das novas refinarias. A Abreu e Lima terá capacidade de refinar 230 mil barris de petróleo por dia, produzindo principalmente diesel. Foi a primeira a ser construída pela Petrobras em 30 anos. O último número oficial era que custaria US$ 13,3 bilhões. Extraoficialmente, porém, se fala de um aumento para US$ 14,4 bilhões.
A Refinaria Premium I, no Maranhão, ficou com a primeira fase para 2016 e a segunda para 2019. Isso significa um atraso de dois anos nas duas etapas do complexo, que prevê uma capacidade inicial de 300 mil barris por dia e, na segunda etapa, o aumento de 100% desse número, na produção de diesel e querosene de aviação.
Os outros dois projetos não tiveram alteração. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), com capacidade para 330 mil barris por dia, continuacom funcionamento das duas etapas em 2013 e 2018. A Refinaria Premium II, no Ceará, de 300 mil barris por dia, se manteve em 2017.
Fonte: Jornal do Commercio.
Foto: Petrobras/Divulgação.