Prefeitos pernambucanos recebem do ministro da Saúde orientações sobre como prestar melhores serviços à população


Na noite da terça-feira (9), grupo de prefeitos pernambucanos que esteve em Brasília para audiências em ministérios teve encontro, no gabinete do Ministério da Saúde, com o ministro Alexandre Padilha. Durante a reunião, os gestores municipais receberam orientações sobre a apresentação de pleitos e assistiram exposição sobre as ações da pasta. A iniciativa do encontro partiu do Senador Humberto Costa (PT/PE).
O ministro Padilha fez saudação ao grupo, logo começou a responder a dúvidas e deu orientações específicas sobre a construção e a reforma de postos de saúde. Também falou sobre alternativas para a melhoria na qualidade o atendimento e sobre programa que busca garantir atenção à saúde aos moradores de áreas rurais e das periferias das grandes cidades.
“É importante os prefeitos não perderem as oportunidades que o governo federal coloca à disposição”, comentou Padilha. Cada um dos visitantes recebeu publicação do Ministério da Saúde que agrega informações sobre os programas e ações e dispões de orientações para a apresentação de demandas. “Há, inclusive, disponibilidade de recursos para o acolhimento de dependentes químico”, acrescentou.

A audiência no gabinete do Ministério da Saúde contou com as presenças dos deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio e dos deputados estaduais Isabel Cristina, Manoel Santos e Odacy Amorim. “Esses encontros, que deveriam se repetir periodicamente, são uma iniciativa que merece elogios”, avaliou ao final da reunião João Paulo. “Seria interessante se pudermos voltar daqui a seis meses para sabermos qual a situação de cada prefeitura”, concordou Humberto Costa.
Um dos presentes fez relato ao ministro Padilha sobre situação que, infelizmente, se repete no cotidiano do seu município, testemunho que ganhou o reforço de outros prefeitos que estiveram no encontro. É comum ônibus com mais de quarenta passageiros rumarem em busca de assistência médica, todos os dias, na direção de Recife ou de cidades com melhor infraestrutura. “Foi um primeiro encontro muito importante”, avaliou o gestor municipal de Surubim, Túlio Vieira.
Texto e fotos: gabinete do senador Humberto Costa.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment